Portal meionorte.com BETA

PUBLICIDADE
ESCONDER
Efrém Ribeiro

Efrém Ribeiro

Blog sobre Efrém Ribeiro

••• atualizado em 18 de Julho de 2012 às 04:11

Concurso para HU terá 1.270 vagas

Os diretores do Hospital da Universidade Federal do Piauí estão durante toda a semana com os técnicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para discutir detalhes logísticos do funcionamento do novo hospital.

Entre eles, sobre a quantidade de pacientes que vai atender imediatamente após sua inauguração.

O diretor geral do Hospital Universitário (HU), José Lages Monte, afirmou que ficou definido que o estabelecimento hospitalar vai ser inaugurado e começará a funcionar na primeira quinzena de setembro. Segundo ele, em agosto ou início de setembro será publicado o edital do concurso público para médicos, enfermeiros, psicólogos, e funcionários do Hospital.

José Lages Monte disse ainda que a série de reuniões com os técnicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares que começou esta semana está servindo para discutir o cronograma de abertura detalhadamente. Tudo tem que ser pensado em detalhes, já que no local há a capacidade para o atendimento de até 25 mil pacientes por mês, o que desafogará bastante os demais hospitais da cidade. ?Mas logo no início o número de pacientes será menor?, asseverou o diretor.

Nas reuniões, também está sendo discutido o número de clínicas que começarão a funcionar já na primeira quinzena de setembro. Para que todas funcionem normalmente, será feito um concurso público com vagas para 1.270 pessoas, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, nutricionistas e servidores.

Portanto, segundo afirma a direção, só falta a chegada dos profissionais de saúde para que o Hospital Universitário atenda os pacientes porque os equipamentos de ponta estão instalados e alguns ainda com a capa plástica para que não se desgastem.

E além de oferecer atendimento a uma demanda grande de pacientes que é atendida diariamente na capital, a função primordial do HU será a de ser uma escola para os profissionais de saúde formados na Instituição. ?O Hospital Universitário está pronto. Faremos aqui ensino de graduação e pós-graduação de qualidade. O Hospital Universitário será um centro de referência na assistência a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvendo um trabalho de excelência na realização de procedimentos de média e alta complexidade. Além disso, visa conjugar atividades de ensino, pesquisa e extensão?, confirmou José Lages.

No HU, serão beneficiados os cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Nutrição, Educação Física, Fisioterapia, Psicologia e outras áreas.

A capacidade de ensino-estudo do HU vai muito além, pois o local também pretende ser referência em pesquisa.

?Nossos professores e pesquisadores irão fazer muitas descobertas na área da Saúde, com total apoio e suporte?, declarou o reitor da Universidade Federal do Piauí, professor Luiz dos Santos Júnior.

100% dos pacientes atendidos serão do SUS

A boa notícia é que o HU abrirá para o atendimento ao público já conveniado ao Sistema Único de Saúde. O secretário estadual de Saúde, Ernani Maia, afirmou que o maior estrangulamento no Sistema Único de Saúde ocorre na assistência e no atendimento de média e alta complexidade.

?A abertura do Hospital Universitário é um fato de relevante importância para o ensino e para reduzir o estrangulamento no atendimento de média e alta complexidade no Estado, além de ser um fato histórico para o ensino superior no Estado?, disse o secretário.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, João Batista Rodrigues Filho, disse que o Hospital Universitário atenderá exclusivamente aos pacientes do SUS.

?Ter um hospital 100% SUS, voltado às pessoas carentes que serão atendidas como se fosse a um hospital particular é um avanço muito grande, como será o caso do HU?, falou João Rodrigues Filho.

Para quem vai ter o HU como escola, todas essas notícias são as mais esperadas há alguns anos. ?Teresina tem pouco campo para estágio em Enfermagem e nesses poucos lugares a gente não se sente em casa. Com o HU a gente terá tudo perto: campo de estudo e estágio. Também sou da área de pesquisa, então estou na expectativa de estudar e trabalhar no HU?, disse Fernanda Soares, estudante do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

Hospital terá 39 clínicas especializadas

O Hospital Universitário tem 39 clínicas especializadas, cobrindo quase todas as parea da medicina mais procuradas pelos pacientes do Piauí. Os pacientes que serão atendidos pelo HU são encaminhados originalmente pela Central de Marcação do SUS de Teresina.

Em seu primeiro bloco, o HU terá a Clínica de Cardiologia e Hemodinâmica: recepção, dois consultórios, sala de observação com 04 leitos, sala de hemodinâmica, sala de curativos, coordenação de enfermagem, coordenação médica, sala de discussão de casos, secretaria, vestiários, repouso, expurgo, banheiros e uma UTI Coronariana com 8 leitos; Clínica de Saúde da Mulher: recepção, 10 consultórios, 1 sala para orientação psicológica, coordenação de enfermagem ambulatorial, 1 sala para exames de ultrassom, 2 salas para exames de vídeocolposcopia, e 01 sala radiológica para mamografia, secretaria, expurgo.

Com relação aos equipamentos, o doutor em Radiologia e professor da Ufpi, médico Gérson Prado, que fará parte da equipe de coordenação da clínica radiológica, diz que são de última geração. ?O HU já está com todos os equipamentos comprados e todos são os mais recentes. Teremos desde uma simples raio X, passando por dessintometria óssea, ultrassonografia até ressonância magnética.

Portanto, a população terá todo o maquinário necessário para bons exames de imagem e, consequentemente, melhores diagnósticos?, disse o médico, acrescentando ainda que a única máquina que ainda não está no HU é a de ressonância, mas que já foi adquirida e já conta com a sala totalmente preparada para a chegada da mesma.

COMUNICAR ERRO

Comunique à Redação erros de português, informação ou técnicos encontrados nesta página:

  • Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao Portal Meio Norte
216879,blogs

Carrosteresina.com.br