Portal meionorte.com BETA

PUBLICIDADE
ESCONDER
Efrém Ribeiro

Efrém Ribeiro

Blog sobre Efrém Ribeiro

••• atualizado em 07 de Agosto de 2012 às 14:21

Piauí registra 3,6 mil queimadas só este ano



O Piauí registrou mais de 3,6 mil focos de incêndios no período de 1º de janeiro a 6 de agosto deste ano, segundo números oficiais divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O aumento em relação a igual período do ano passado é de 134%, deixando o Estado no topo entre os que mais promoveram queimadas no Nordeste.

Os municípios da região dos Cerrados são os que mais promovem queimadas nesta época do ano. Até agora, o líder é Uruçuí, com 89 focos registrados somente entre os dias 5 e 6, seguido de Ribeiro Gonçalves, com 72, Bom Jesus, com 25, Baixa Grande do Ribeiro, com 24, Santa Filomena, com 15, e Gilbués, com 14.

Fora da região dos Cerrados, os municípios que mais promoveram queimadas foram Guadalupe, com 26 focos no mesmo período, Amarante, com 20, e Floriano, com 12.

Da tarde de 1º de agosto até segunda-feira passada, foram registrados 406 focos de incêndios no Piauí, mas neste período o Estado foi superado pelo Maranhão, com mais de 1,2 mil queimadas. De 2008 até agora, o ano de 2010 foi o que registrou o maior número de focos de fogo no Piauí, com pouco mais 2,5 mil.

A queimada é uma prática rudimentar de preparar o solo para o cultivo de alimentos e formação de pastos. No Piauí, até o início de outubro, o maior número delas sempre é registrado na região dos Cerrados, onde o inverno começa em outubro. Depois, elas acontecem mais no Norte do Estado.

COMUNICAR ERRO

Comunique à Redação erros de português, informação ou técnicos encontrados nesta página:

  • Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao Portal Meio Norte
219332,blogs

Carrosteresina.com.br