Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Acesse a versão para celular

Presidente da APPM defende menos burocracia para liberação de recursos

Presidente da APPM defende menos burocracia para liberação de recursos
| APPM

O novo presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura (PSB), assumiu em solenidade, na manhã de quinta-feira (10), com a presença do governador Wellington Dias, do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi e do senador Marcelo Castro (MDB).

Em sua posse, Jonas Moura disse que os municípios precisam do que o presidente Jair Bolsonaro declarou em sua campanha: "que é mais Brasil e menos Brasília" (fazendo referência a hierarquização da distribuição de verbas feitas pelo Governo Federal).

Segundo ele, isso significa que os municípios devem ter mais recursos sem burocracia.

"A nossa nova gestão da APPM será um suporte para os municípios menores, especialmente os com 0.6% de orçamento no fundo de participação dos Municípios (FPM), com as menores verbas", declarou o presidente da APPM.

APPM

Ele destacou as dificuldades financeiras dos municípios e afirma confiar que o governo de Jair Bolsonaro irá valorizar mais os municípios.

Como meta, ele colocou a necessidade da APPM ajudar os prefeitos no diálogo com o governo federal. Segundo ele, os municípios menores terão mais atenção da APPM.

"Nossa principal meta é tornar essa casa um suporte para os prefeitos, principalmente, os prefeitos que chamamos de 0.6. São municípios de menor porte e possuem maior dependência do Governo Federal. O importante é fazer com que o prefeito tenha esse suporte. E juntos vamos tornar a APPM muito mais forte. O suporte é fazer o básico. E muitos ainda nem fez o básico como, por exemplo, fazer um plano municipal de Saúde, de Saneamento Básico, plano municipal de Educação. Tudo isso é exigido em Brasília para trazer novos recursos", declarou.

Jonas Moura também defendeu a necessidade de parceria com os órgãos de controle. "Queremos ter os órgãos de controle como parceiros. Precisamos aprender com os órgãos de controle e com a experiência que eles têm, pode ajudar os prefeitos. Vamos buscar parceria no sentido de aprendizagem", afirma.

O prefeito afirmou acreditar no discurso do presidente Jair Bolsonaro de valorizar os município. Ele destacou a frase dita por Bolsonaro que destaca a descentralização de recursos.

"Queremos do Governo Federal que agora aconteça. Temos confiança no discurso de menos Brasília e mais Brasil. A gestão financeira é um grande desafio. Sempre essa questão é uma dificuldade enorme. Alguns ainda não conseguiram fazer", disse.

Com relação à parceria com o governador do Estado, Jonas Moura afirma que a APPM pode ajudar o governo a resolver problemas antigos.

“Temos relação de parcerias. Recebemos o governador e vamos renovar essa parceria. Com o conhecimento que tem, a APPM pode ajudar o governador orientando e dando dados e linhas que pode fazer com que o estado ande mais rápido. O Piauí já tem algumas divisões importantes como à questão dos territórios. Precisamos fazer as coisas acontecerem. É isso que queremos”, disse.

Glademir Aroldi disse que os municípios do Brasil estão atualmente em uma situação financeira grave.

"Precisamos de menos burocrácia para atender a população com saúde e educação", declarou o presidente da CNM.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios disse que também espera que o governo cumpra o discurso e enfatizou a importância dos municípios.

"O prefeito Jonas é titular do Conselho Fiscal da CNM. Sempre participou das discussões. O governo que assumiu o país fez discurso claro de 'menos Brasília e mais Brasil'. A gestão local é a ferramenta mais importante para prestação dos serviços públicos. O governo federal transferiu as responsabilidades para municípios e não transferiu os recursos", disse Aroldi.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto