Reitor da UFPI participa de divulgação do Prêmio Ideia

Com mais de 4 milhões de pontos, a UFPI mantém a liderança do desafio lançado pelo MEC, que premia a instituição ganhadora com um investimento de 3 milhões de reais

Na manhã de terça-feira (20), o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, professores e alunos do curso de Engenharia Elétrica da UFPI, participaram de panfletagem de divulgação do Prêmio Ideia. Com mais de 4 milhões de pontos, a UFPI mantém a liderança do desafio lançado pelo MEC, que premia a instituição ganhadora com um investimento de 3 milhões de reais.

Com os temas "Como reduzir os gastos com o consumo de energia elétrica nas instituições federais de ensino?" e "Como reduzir os gastos com o consumo de água nas instituições federais de ensino?", o Desafio Sustentabilidade tem por objetivo envolver as instituições federais de ensino através da análise de propostas inovadoras sobre o uso de energia elétrica e de água.

Segundo o Reitor, este é um desafio muito interessante que o MEC apresentou para a Universidade de criar projetos de sustentabilidade, envolvendo eficiência energética e eficiência no consumo de água. "A UFPI está participando com um projeto muito bom, e hoje estamos em primeiro lugar dentre todas as universidades. Estamos realizando esta panfletagem para que toda a comunidade acadêmica tome conhecimento desta campanha e continue ajudando a UFPI a manter a liderança até o final do concurso que termina dia 05 de fevereiro", destacou.

Além do prêmio principal de 3 milhões de reais, existe a premiação dos quatro primeiros lugares, tanto no tema energia como no tema água. "Os participantes mais atuantes podem receber uma premiação individual de até R$5.000,00. Nosso objetivo é conquistar além do primeiro lugar dentre as universidades, os quatro primeiros lugares individuais no tema água e no tema energia. Objetivamos trazer todos os prêmios para a UFPI", afirmou o Prof. Dr. Marcos Lira, docente do curso de Energia Elétrica da UFPI, que juntamente com o Prof. Dr. Fábio Rocha Barbosa, organiza o Desafio Ideia no Piauí.

Para Valter Lins, aluno do curso de Engenharia Elétrica da UFPI e terceiro colocado no desafio com o tema água, essa é uma excelente oportunidade para se realizar uma prospecção de ideias tanto para se alcançar uma economia de água como de energia, que são uns dos maiores gastos que se tem dentro de uma instituição de ensino superior. "A partir deste desafio estamos com vários professores, alunos, técnicos, enfim, toda a comunidade acadêmica participando no sentido de promover essas ideias, que visam tanto a curto e médio prazo, concretizar essa economia de água e de energia. Além do aspecto da sustentabilidade, o prêmio ganha um significado especial, pois enquanto academia estamos dando a nossa contribuição para um mundo mais sustentável", frisou o estudante.

O desafio pode ser acessado pelo site: http://premioideiaportal.mec.gov.br. Qualquer pessoa pode concorrer, bastando, no momento do cadastro, escolher a instituição federal pela qual irá participar.





Clique aqui e curta o Meionorte.com no Facebook

 





logomarca do portal meionorte..com