Josiel lidera disputa em José de Freitas, diz Amostragem

Josiel lidera disputa em José de Freitas, diz Amostragem

O candidato do PSDC à Prefeitura de José de Freitas, Josiel, largou na frente pela disputa pelo cargo de prefeito com 33,67% das intenções de voto estimuladas, seguido do prefeito Dr. Ricardo Camarço, candidato à reeleição pelo PSD, que tem 26% das intenções de voto estimuladas, revelou pesquisa realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública ? Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, nos dias 17 e 18 de agosto.

O candidato do PV à Prefeitura de José de Freitas, Edimilson Oliveira, tem 13,33% das intenções de voto estimuladas e Dr. Holanda, candidato do PHS, tem 12,33% das manifestações de voto estimuladas.

Os eleitores indecisos de José de Freitas representam 8,33% do total e os que disseram que vão votar nulo e em branco representam 6,33%.

O candidato do PTN, Gama, não foi citado pelos eleitores nem na pesquisa de intenções de voto estimuladas, nem na pesquisa de intenções de voto espontâneas.

O diretor presidente do Instituto Amostragem, professor de Bioestatística do Departamento de Medicina Comunitária da Universidade Federal do Piauí e estatístico João Batista Teles, informou que a pesquisa de intenções de voto de José de Freitas foi feita com 300 eleitores com idade a partir dos 16 anos que residem em bairros e povoados da zona rural do município.

Segundo ele, a margem de erro da pesquisa é de 5,54% para mais ou para menos.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí com o protocolo de número PI 00212/2012, no dia 15 de agosto.



Josiel e Ricardo Camarço aparecem empatados na pesquisa de intenções de voto espontâneas

Na pesquisa de intenções de voto espontâneas (quando o entrevistador não mostra os nomes dos candidatos ao eleitor) feita em José de Freitas pelo Instituto Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, Josiel tem 23,67%, empatado tecnicamente com o prefeito Ricardo Camarço, que tem 21% das intenções de voto espontâneas.

Edimilson Oliveira tem 8,33% das intenções de voto espontâneas para a Prefeitura de José de Freitas e Dr. Holanda obteve 5,67% das manifestações de voto espontâneas.

Os eleitores citaram espontaneamente os nomes de Robert, Paraguaçu e Patrícia, com 0,33% de intenções de voto, cada um, mas eles não são candidatos a prefeito.

36% dos eleitores de José de Freitas estão indecisos na pesquisa de intenções de voto espontâneas e 3% disseram que querem anular seus votos ou votar em branco nestas eleições municipais.



Eleitores de Ricardo Camarço e Josiel têm firmeza no voto

Os eleitores de Ricardo Camarço e de Josiel são os que têm maior firmeza no voto, concluiu a pesquisa do Instituto Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte.

Entre os eleitores de Ricardo Camarço, 73,08% asseguram que não vão escolher outro candidato até o dia das eleições, enquanto 23,08% dos eleitores afirmam que podem escolher outro candidato até o dia 7 de outubro.

3,85% dos eleitores que pretendem votar em Ricardo Camarço não sabem ou não quiseram opinar sobre a firmeza de seu voto.

Já entre os eleitores de Josiel, 71,29% garantem que não irão escolher outro candidato a prefeito de José de Freitas até o dia das eleições, enquanto 20,79% dos eleitores declararam que podem escolher outro candidato até o dia 7 de outubro.

7,29% dos eleitores de Josiel não quiseram ou não souberam opinar sobre a questão.

Entre os eleitores de Edimilson Oliveira, 55% asseguraram que não escolher outro candidato até o dia 7 de outubro, mas 45% deles afirmam que podem escolher outro candidato até o dia das eleições.

Os eleitores de Dr. Holanda estão divididos entre os que não irão escolher outro candidato até o dia das eleições municipais, que correspondem a 45,95% do total; 35,14% dos que podem escolher outro candidato; e 18,92% que não sabem ou não quiseram opinar sobre a firmeza de seus votos.

Ricardo Camarço é o candidato com maior rejeição entre os eleitores de José de Freitas

O prefeito Ricardo Camarço, disputando a reeleição, é o candidato com maior índice de rejeição dos de José de Freitas, com 47%.

Gama e Josiel tem o mesmo índice de rejeição dos eleitores de José de Freitas, o de 25%.

Também estão empatados na rejeição dos eleitores do município o Dr. Holanda, com 16%, e Edimilson Oliveira, com 15,67%.

8,67% dos eleitores não sabem ou não opinaram sobre a rejeição dos candidatos à Prefeitura de José de Freitas e 0,33% disseram que querem votar nulo ou em branco.

3,33% dos eleitores entrevistados não rejeitam nenhum dos candidatos à Prefeitura de José de Freitas



Propostas dos candidatos são as razões mais importantes na hora do voto em José de Freitas

A pesquisa do Instituto Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte revela que 39,33% dos eleitores de José de Freitas apontam que as razões mais importantes na hora de decidir do voto são as propostas dos candidatos.

Para 14,33% dos eleitores de José de Freitas, as razões mais importantes no momento da decisão do voto são as qualidades pessoais do candidato, enquanto para 13% dos eleitores a razão principal na hora de decidir o voto é a experiência interior do candidato.

O apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a um candidato é a razão mais importante na hora de decidir o voto para 10,67% dos eleitores.

A opinião dos amigos, parentes e vizinhos é a razão mais importante na hora de decidir o voto para 4,67% dos eleitores.

As outras razões consideradas as mais importantes no momento da decisão do voto para os eleitores de José de Freitas são o partido do candidato (3,33%), o apoio do governador Wilson Martins (2,67%), a atuação do partido do candidato no Executivo (2,33%), a campanha eleitoral do candidato no rádio (1,67%) e a religião do candidato (2,67%).

Para 2,67% dos eleitores de José de Freitas, nenhuma dessas razões são as importantes na hora de decidir o voto e 11,33% dos eleitores não souberam ou não quiseram opinar sobre o assunto.

Edimilson Carvalho foi o vencedor do debate da Rede Meio Norte entre os candidatos de José de Freitas

O candidato do PV, Edimilson Carvalho, foi o vencedor do debate da Rede Meio Norte com os candidatos à Prefeitura de José de Freitas, promovido há uma semana.

Esta é a opinião de 39,73% dos eleitores de José de Freitas que assistiram ao debate, segundo apurou a pesquisa do Instituto Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, realizada entre os dias 17 e 18 de agosto com 300 eleitores com idade a partir de 16 anos.

Para 32,88% dos eleitores, o vencedor do primeiro debate da Rede Meio Norte com os candidatos à Prefeitura de José de Freitas foi o prefeito Ricardo Camarço.

Para 5,48% dos eleitores, o vencedor do debate foi Josiel, já para 4,11% dos que assistiram o debate o vencedor foi Dr. Holanda.

1,37% dos eleitores acha que o vencedor do debate da Rede Meio Norte com os candidatos a prefeito de José de Freitas foi Gama

10,96% não souberam ou não quiseram opinar sobre qual foi o candidato vencedor do debate e 5,48% dos eleitores consideraram que o debate não teve vencedor.