Portal meionorte.com BETA

PUBLICIDADE
ESCONDER
Eugênia Reis

Eugênia Reis

Blog sobre Eugênia Reis

••• atualizado em 25 de Agosto de 2011 às 19:06

Violência contra idoso: CEVI registra índice elevado em Teresina

Violência contra idoso: CEVI registra índice elevado em Teresina
Violência contra a pessoa idosa é crime! Foto: arquivo coisadevelh
Compartilhar:

O Centro de referência e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa (CEVI) registrou só neste primeiro semestre do ano 327 casos de violência contra o idoso em Teresina.

Os dados foram divulgados esta semana durante o I Encontro da rede de Atendimento da Pessoa Idosa.

A violência seja: física (causa dor ou ferimento), psicológica (causa angústia mental, através de expressões verbais e não verbais), financeira (exploração através do uso de recursos materiais e financeiro sem consentimento do idoso), sexual (assédio ou ato sexual sem consentimento) ou a negligência (esquecimento ou falha na assistência às necessidades básicas do idoso) é crime e vem preocupando as autoridades piauienses.

A tendência é que até o final do ano, o número de registros chegue a aproximadamente mil casos, superando assim o levantamento do ano de 2010.

A maioria das denúncias é feita através do telefone. A fonte que muitas vezes são os vizinhos é preservada. Com o apoio do Ministério Público, Abrigos, Defensoria Pública, Delegacia do Idoso e CRAS, o CEVI apura as informações e acompanha com auxílio de advogados, assistentes sociais, psicólogos e gerontologistas tanto o idoso como o agressor, que muitas vezes é um familiar.

De acordo com a diretora da unidade à proteção social especial, Núbia de Caldas, se após a intervenção do CEVI as agressões continuarem, o idoso é retirado do ambiente familiar e levado para um abrigo. ?O abrigo é a última alternativa para o CEVI. Sabemos da importância da família na vida dos idosos e por isso, não medimos esforços para mediar essa relação de convívio entre o idoso e o agressor? ? reforça a diretora.

Em Teresina o tipo de violência mais comum contra o idoso é a psicológica, com um total de 130 registros, em apenas seis meses.

Qualquer pessoa pode e deve denunciar a prática de violência contra o idoso. O CEVI fica próximo à Maternidade Evangelina Rosa. A denuncia também pode ser feita pelo telefone: 0800 280 7845.

A violência contra a pessoa idosa é crime! Denuncie!

Eugênia Reis

Jornalista

COMUNICAR ERRO

Comunique à Redação erros de português, informação ou técnicos encontrados nesta página:

  • Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao Portal Meio Norte
Deixe um comentário
178447,blogs

AKICOMPRO