Portal meionorte.com BETA

PUBLICIDADE
ESCONDER
Heraldo Alves

Heraldo Alves

Blog sobre Heraldo Alves

••• atualizado em 07 de Agosto de 2010 às 07:55

Aroazes-Pi, a justiça ainda será feita

Aroazes-Pi, a justiça ainda será feita
PI-226 asfaltada(Aroazes-PI) Foto: 180 Graus
Compartilhar:

Retornei quatro meses depois à Aroazes-Pi, cidade pertencente a região valenciana (Valença do Piauí).Fica a 225 km da capital (Teresina), estando hoje com seu acesso asfaltado, às margens da BR-343, na PI-226.

Nessa localidade há a tradicional família Portela, da qual por pouco não fiz parte. Gosto muito dos seus seguidores, a quem sempre procuro manter o bom círculo de amizade, visitando-os em Teresina sempre que possível.Essa família ainda hoje aguarda o enlace final do assassinato do ex-prefeito da cidade, Manoel Portela, morto em 1996. O prefeito atual, conhecido por ?China?, é acusado de tê-lo matado para assumir sua vaga.

O seguidor do pai na política foi o filho Arimatéia Portela, mais conhecido por ?Teinha?, tendo sido prefeito algumas vezes na cidade vizinha Santa Cruz dos Milagres,o terceiro maior santuário do país. Outro parente próximo também prefeito dessa cidade foi o Dimas Portela, sobrinho do Manoel Portela, e patrulheiro da Polícia Rodoviária Federal, sediado na cidade de Valença do Piauí, a 39 km de Aroazes.

Aroazes é uma cidade pequena, vivendo quase que exclusivamente da agricultura e do comércio. O grande comércio de lá é o Supermercado Soares, do Sr. Antônio Soares, há vinte anos.Há o grupo ?Andrade?,possuidor de um posto de combustível, um hotel (o melhor da cidade) e de uma casa de peças para motocicletas.

O destaque nessa cidade é para a Fundação Padre Antônio Dante Civieri (da Itália), com a sede no bairro Socopo, em Teresina-Pi.Lá os jovens aprendem a ser empreendedores rurais, através da Escola de Famílias Agrícolas (no Piauí são 7 escolas).Além do aprendizado rural, esses jovens evitam o êxodo rural, desenvolvendo a economia na sua própria cidade.Essa escola foi fundada pelo Padre Humberto Pietogrande, em 1964, no Espírito Santo (ES).Parabenizo a coordenadora da Escola Agrícola de Aroazes, a sra.Francisca Maria da Silva, conhecida por ?D. Cota?, fazendo esse trabalho em Aroazes há 24 anos.

COMUNICAR ERRO

Comunique à Redação erros de português, informação ou técnicos encontrados nesta página:

  • Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao Portal Meio Norte
Deixe um comentário
133016,blogs

Carrosteresina.com.br