Portal meionorte.com BETA

PUBLICIDADE
ESCONDER
Isto é Incrível : Alcide Filho

Isto é Incrível : Alcide Filho

Reportagens e vídeos do Programa Incrível, com o ecoaventureiro Alcide Filho

••• atualizado em 02 de Março de 2013 às 12:09

Morcego é ave, réptil ou mamífero?

Morcego é ave, réptil ou mamífero?
Morcego, o único mamífero voador da Terra Foto: Divulgação
Compartilhar:

Os morcegos desempenham um papel fundamental para biodiversidade na Terra. Eles são os maiores reflorestadores naturais do planeta e os predadores (devoradores) de numerosas pragas agrícolas e vetores de doenças. Os morcegos existem na Terra há pelo menos 50 milhões de anos e estão presentes em todos os continentes, exceto nas regiões polares. Com envergadura de mais de 1,5 metro, a grande raposa-voadora (Pteropus vampyrus) é o maior morcego do mundo, sendo encontrado em países como Indonésia, Malásia, Mianmar e Camboja.



Por conta da dieta baseada principalmente em frutas e por seus voos noturnos, os morcegos são importantes polinizadores e dispersores de sementes. Cumprem esse papel de forma mais eficiente que as aves. Os morcegos prestam serviços ambientais de graça que, se cobrados, custariam uma fortuna. Durante os voos, ao defecar sementes ingeridas, ajudam a plantar uma floresta. Numa única noite, algumas espécies podem dispersar mais de 60 mil sementes, ajudando no processo de recuperação de áreas desmatadas ou na regeneração da vegetação de morros e encostas. O pequi, fruto do Cerrado, só é polinizado pelos morcegos. Sem eles, a planta não produziria o fruto.



Outro serviço prestado é o controle de pragas e insetos transmissores de doenças. Os morcegos são conhecidos por consumir até o dobro do seu peso corporal em insetos durante uma noite. Isso os torna controladores naturais desses bichos, muitos dos quais pragas causadoras de danos à silvicultura e à agricultura. Com a presença do morcego, a necessidade de utilizar pesticidas é significativamente reduzida, além da diminuição de mosquitos.

Existem morcegos que se alimentavam de sangue, mas entre as 1.230 espécies descritas no mundo todo, apenas três são hematófagos. As demais comem frutos, sementes, roedores, peixes e pequenos pássaros. Há morcegos pretos, espécies brancas, marrons e até vermelhas. Morcegos não são aves, nem répteis: são os únicos mamíferos que voam.



Com cerca de 170 espécies descritas, o Brasil ocupa o segundo lugar em riqueza de morcegos no mundo, ficando atrás apenas da Colômbia. Desmatamentos e a diminuição da Biodiversidade são agravantes que ameaçam os morcegos e assim também a humanidade.

COMUNICAR ERRO

Comunique à Redação erros de português, informação ou técnicos encontrados nesta página:

  • Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao Portal Meio Norte
Deixe um comentário
242429,blogs

AKICOMPRO