A primeira Miss do Piauí foi a longaense Toinha de Area Leão

A primeira Miss do Piauí foi a longaense Toinha de Area Leão

A primeira Miss do Piauí foi a longaense Toinha de Area Leão

Por: José Itamar Abreu Costa *

Nascida na localidade Taboca, berço da familia Area Leão, Antônia de Area Leão, foi eleita a primeira miss do Piauí. Muito bonita, educada, tinha tudo para ser eleita Miss Brasil, não fora um erro na rota e com isso chegou ao Rio de Janeiro no dia seguinte ao concurso.

A miss Toinha era irmã de Odilon de Area Leão, que fora casado com a irmã de meu avô Antonio Rodrigues de Abreu, senhora Teóphila Rodrigues de Area Leão. Tiveram os filhos: Benedito, Moisés e Joaninha). O casal residia no povoado Boa Sorte , municipio de Alto Longá.

Os pais de Toinha e Odilon, moravam na Fazenda Pastor, próximo à Taboca, berço da familia Area Leão. Menina ainda, minha mãe Francisca teve inúmeros contatos com a miss Toinha, inclusive as meninas moças da Fazenda Cruzeiro, eram sempre orientadas pela nossa bisavó Simoa Sepúlveda (esposa de Basílio de Abreu Sepúlveda) meu bisavô.

Ela dizia: " minhas netas, procurem falar melhor o nosso português quando a Toinha andar por aqui. Ela é moça prendada, vem da capital e tem que sair daqui com uma boa impressão de vocês". Segundo mamãe, elas caprichavam e não decepcionavam.

Eleita a primeira miss, Antônia, fora orientada que deveria viajar para disputar o

Concurso de Miss Brasil que seria realizado no Rio de Janeiro. Tudo organizado, Toinha atravessou o rio Parnaíba em canoas. Pegou o trem (Teresina-São Luiz do Maranhão). Chegando em São Luis, embarcou em um navio, que primeiro passou em Belém.

Houve alguns problemas e a embarcação só chegou ao Rio de Janeiro no dia seguinte ao concurso. Qual foi a surpresa de Toinha, ao chegar ao porto?, Estavam a lhe esperar muitos fotógrafos e jornalistas, com coro de viva! viva! bela! linda!" Com certeza seria a vencedora, Toinha, que estava chateada pelo atraso, passou a sorrir e aproveitou para dá entrevistas nas principais rádios, jornais e revistas da época.

Moral da História: "Nem sempre pegar o Ita no Norte era garantia de chegada ao destino pontualmente".

Legenda da foto: MOMENTO HISTÓRICO nesta foto de 40 anos. José Lopes dos Santos, então coordenador do concurso Miss Piauí, com Carlota Maria de Carvalho - Miss Piauí 1972, Toinha Areia Leão - que foi Miss Piauí antes da oficialização do evento e na sua época, 1929

* José Itamar Abreu Costa é médico, escritor, memorialista, acadêmico, presidente da Academia Longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia (ALLCHE), com sede em Alto Longá; presidente da Academia de Letras do Vale do Longá (ALVAL), com sede em Barras; diretor da Academia de Letras da Região de Sete Cidades (ALRESC), com sede em Piracuruca; vice-presidente da Academia de Medicina do Piauí e diplomado pela Academia Piauiense de Letras (APL) com o Mérito Cultural Lucídio Freitas. Presidente do Hospital Itacor. Endereço eletrônico: [email protected] Tel: (86) 9981 3843