Portal meionorte.com BETA

PUBLICIDADE
ESCONDER
José Fortes

José Fortes

Blog sobre José Fortes

As primeiras manifestações religiosas

As primeiras manifestações religiosas surgiram em tempos do homem de Neanderthal. Eram cultos vinculados as práticas arcaicas. A primeira grande religião conhecida foi o culto da Grande Deusa Mãe, predominante na Eurásia até bem avançada a história da civilização. Andando o tempo, com o desenvolvimento da vida na sociedade, surgiram os cultos patriarcais. Também, a medida que as culturas e os ritos locais foram cruzando-se, surgiram mitologias complexas e ciclos épicos.

O desenvolvimento da escritura permitiu o surgimento da vida cultural. Assim, nasceu a literatura. As obras mais antigas conservadas são epopéias. Logo mais tarde, surge a literatura sapiencial. O estudo científico da história é mais tardio, e teve que esperar até os gregos como Heródoto ou Tucídides (século V a.C.) para que que separe-se definitivamente da tradição religiosa e literária.

A primeira grande revolução filosófica aconteceu no século VI a.C., época na que coincidiram, e provavelmente superam de suas respectivas doutrinas, as figuras de Pitágoras de Samos, Tales de Mileto, o Segundo Isaías, Zratustra, Buda, Mahavira e Confúcio. Não são os primeiros em suas respectivas tradições, mas acenderam a um mundo mais "globalizado" que seus precendentes.

A ciência foi monopólio da classe alta, frequentemente dos sacerdotes, e o baixo povo não tinha acesso a ela. Neste tempo fizeram-se as primeiras observações astronômicas, desenvolveu-se a medicina, e a necessidade de medir a terra e chegar a contabilidade comercial e tributária levaram ao desenvolvimento da geometria e a aritmética. Os antigos gregos levaram incluso a desenvolver as bases da Álgebra.

Religiões antigas: Judaísmo, Zoroastrismo, Atonismo, Budismo, Hinduísmo.

Mitologias antigas: Mitologia grega, mitologia babilônica, mitologia egípcia, mitologia chinesa, mitologia japonesa, mitologia asteca, mitologia inca.

Epopéias antigas: Epopéia de Gilgamesh, a Bíblia, a Ilíada, a Odisséia, o Ramayana.

Crescente fértil

Mapa da localização da crescente fértil.A crescente fértil é uma região localizada na Ásia e África, onde se desenvolveu as primeiras civilizações da história. Essa região é um bom lugar para práticas agrícolas. Algumas civilizações como: Antigo Egito, Hebreus, Fenícios, Mesopotâmicos, etc, se desenvolveram na crescente fértil. Os principais rios da crescente fértil são: o rio Eufrates, rio Tigre, rio Nilo, rio Jordão, etc. A cresecente fértil recebeu esse nome devido ao formato da região que se parece a lua crescente. a região cobre uma superfície de cerca de 400 000 a 500 000 km² e é povoada por 40 a 50 milhões de indivíduos. Ela estende-se das planícies aluviais do Nilo, continuando pela margem leste do Mediterrâneo, em torno do norte do deserto sírio e através da Península Arábica e da Mesopotâmia, até o Golfo Pérsico.

COMUNICAR ERRO

Comunique à Redação erros de português, informação ou técnicos encontrados nesta página:

  • Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao Portal Meio Norte