Governador lança projeto UCA em Oeiras

Governador lança projeto UCA em Oeiras

Governador lança projeto UCA em Oeiras

O governador Wilson Martins participou na tarde desta segunda-feira (23) do ato de instalação do projeto piloto do programa Um Computador por Aluno (UCA), na cidade de Oeiras. Ao todo, 436 alunos, da Unidade Escolar Armando Burlamaque, participam do projeto.

Os alunos poderão utilizar os computadores a partir de março. Atualmente os professores passam por qualificação para aprenderem a utilizar o equipamento. Os técnicos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) primeiro fazem a qualificação dos superintendentes técnicos das Gerências Regionais de Educação (GRE), que depois qualificam os professores das unidades escolares que são beneficiadas com o programa.

Segundo a superintendente técnica da 8ª GRE, Joseane de Jesus Borges, os professores de Oeiras também estão participando de oficinas pedagógicas para adequar a utilização do computar a realidade da sala de aula. ?Os professores já passaram pela capacitação de apropriação tecnologia, para conhecer o material físico, no caso o computador, agora passaram para oficinas pedagógicas, pois o material será utilizado em todas as disciplinas?, explica Joseane.

Inicialmente os laptops serão utilizados pelos alunos apenas na sala de aula. Já há uma conscientização dos pais e alunos para que futuramente o computador possa ser levado para a casa. ?Eu não tenho computador em casa, estou na expectativa. Eu só uso computador na lan house e vai ser muito bom ter um computador para estudar?, conta a estudante Débora da Silva, 15 anos, que irá cursar o sexto ano na escola.

?Esse é um projeto do Ministério da Educação que futuramente será expandido para outros municípios. A revolução tecnológica não tem volta nos dias de hoje. Temos que atentar também que todo esse material é um instrumento público para educação?, comentou o secretário de Educação, Átila Lira.

Segundo o governador esse é um grande projeto e irá associar os benefícios educacionais com a tecnologia e aliada a inclusão digital, que poucos hoje têm acesso. ?Os alunos de hoje são a garantia do futuro do país e cada vez mais eles necessitam de um ensino de qualidade?, disse o governador.

Fonte: CCom/Vanessa Mendonça