Portal meionorte.com BETA

PUBLICIDADE
ESCONDER
José Fortes

José Fortes

Blog sobre José Fortes

Os Acusados: Uma mulher é estuprada por vários homens

The Accused (br: Acusados / pt: Os acusados) é um filme estadunidense e canadense de 1988, do gênero drama, dirigido por Jonathan Kaplan e com roteiro de Tom Topor.

O roteiro do filme é baseado no caso de estupro que aconteceu em 6 de março de 1983 no Bar Big Dan, em New Bedford, no estado de Massachusetts.

Sinopse

Uma mulher de classe baixa e de má reputação, uma noite num bar é estuprada por vários homens bêbados. Uma promotora fica com o caso e passa a lutar para descobrir e condenar os culpados pelo crime. O julgamento segue, e a promotora consegue provar que, independentemente do fato de que a vítima estava flertando com os acusados, eles deveriam ser condenados.

Curiosidades

Foi um dos primeiros grandes filmes de Hollywood a tratar do estupro de uma maneira tão forte e séria. Foster foi a segunda atriz a interpretar uma vítma de estupro e ganhar o Oscar com esse papel; a primeira foi Sophia Loren em Two Women.

O filme contém cenas muito fortes, e realistas, do estupro.

McGillis, que interpreta a promotora, foi vítima de estupro na vida real.

Jodie Foster disse em entrevistas que filmar a cena do estupro foi muito difícil para os atores envolvidos nela, e que chegou a ficar inconsciente por alguns minutos.

Jodie Foster foi à reuniões de grupos de ajuda para vítimas de estupro e leu matérias de jornais e revistas para se preparar para seu personagem.

Apesar de usar uma equipe quase toda estadunidense.

----------------------------------------------------

Jodie Foster (nome artístico de Alicia Christian Foster; Los Angeles, 19 de novembro de 1962) é uma atriz, diretora e produtora de cinema norte-americana, vencedora de dois oscars da Academia; e formada em Literatura pela Universidade de Yale.[1]

Biografia

Jodie começou a sua vida artística com anúncios de televisão para a Coppertone aos três anos de idade e durante a infância fez diversos papéis em séries de televisão e filmes infantis da Disney.

Aos catorze anos, fazendo o papel da prostituta adolescente Íris Steensma no filme Taxi Driver, de Martin Scorsese, contracenando com Robert De Niro, Jodie alcançou fama mundial com o sucesso do filme e com uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante. Poucos anos depois, a tentativa de assassinato do Presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan, baleado por um psicopata chamado John Hinckley, lhe causaria um grave conflito emocional e psicológico, com a revelação feita por Hinckley de que o ato visava chamar a atenção de Jodie, por quem era platonicamente apaixonado e a quem seguia de longe há meses no campus de Yale e que havia assistido Taxi Driver por mais de quarenta vezes apenas para vê-la na tela.

Ao contrário de atrizes mirins que tiveram grande popularidade e sucesso na infância, sem conseguir o mesmo após a transição para a vida adulta, como Shirley Temple e Tatum O"Neal, Jodie estabeleceu-se no mundo do cinema de Hollywood alcançando o primeiro grande momento como atriz adulta em 1988, ao ganhar o oscar de melhor atriz pelo filme Acusados, no qual representava o papel de Sarah Tobias, uma garota liberal estuprada em um bar, que lutava pela condenação dos estupradores nos tribunais.

O grande momento da carreira, entretanto, viria em 1991, ao conquistar o segundo Oscar como a agente do FBI Clarice Starling no sucesso O Silêncio dos Inocentes[2], com Anthony Hopkins, que também ganharia o Oscar de melhor ator, assim como também foram premiados o filme e o diretor Jonathan Demme.

A este trabalho, Jodie Foster ainda encenou em Sommersby, Nell, Contato e Quarto do Pânico, em que além de trabalhar como atriz ainda atuou como produtora e diretora de alguns deles e de outros filmes menores. Seu trabalho em Contato, baseado num best seller do cientista e astrônomo Carl Sagan, lhe rendeu o nome, dado pela comunidade científica, num asteróide, o 17744 Jodiefoster.

Nos últimos anos, Jodie Foster tem cada vez mais intercalado o trabalho de atriz com o de produtora - que ela estreou em Nell, de 1994 - e lhe permitiu fundar sua própria companhia de produção cinematográfica em Los Angeles, a Egg Pictures.

COMUNICAR ERRO

Comunique à Redação erros de português, informação ou técnicos encontrados nesta página:

  • Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao Portal Meio Norte

AKICOMPRO