Portal meionorte.com BETA

PUBLICIDADE
ESCONDER
Marcos Moraes

Marcos Moraes

Blog sobre Marcos Moraes

••• atualizado em 28 de Dezembro de 2012 às 21:14

Isac do Acordeon é destaque no centenário de Gonzagão em Exú-PE



Isac do Acordeon e Luiz Gonzaga têm algo em comum, além do amor pela sanfona. Ambos despertaram na infância a paixão por esse instrumento, que carrega todo o significado da cultura nordestina, traduz em cada nota o modo de ser de um povo que se orgulha de suas raízes.

O pequeno Isac aprendeu a gostar de Luiz Gonzaga com o pai, que é grande fã do Rei do Baião, e Luiz se apaixonou pela música com o pai Januário que era tocador, o que comprova que o dom já veio do berço. Só bastou entregar uma sanfona para o pequeno seguidor Isac que as notas das mais belas canções saíram rapidinho.

O pai do pequeno sanfoneiro e seu maior fã conta com orgulho o dia em que o filho pediu, incansavelmente, que ele comprasse uma sanfona e desde esse dia esta se tornou sua maior companheira.

?Teve um dia que eu vim pagar uma prestação aqui em Teresina e o trouxe, quando Isac viu a sanfona me pediu pra comprar, na hora eu ainda resisti, mas ele insistiu tanto que eu acabei comprando, até pensei que ela ia servir só para ele brincar, mas depois de dez dias me surpreendi com ele tocando seis músicas do Rei do Baião, dentre elas, Asa Branca. Foi quando percebi que meu filho levava jeito?, contou.

Isac aprendeu a tocar com Luiz Gonzaga, isso mesmo, pois foi assistindo ao DVD do Rei do Baião que ele começou a reproduzir na sua sanfona seus primeiros acordes que se transformaram em canções compostas pelo seu ídolo e depois de semanas de dedicação, ele já sabia de cor cada canção daquele que completaria cem anos de vida este ano.



No centenário do Rei do Baião muitos sanfoneiros foram até Exu comemorar o nascimento daquele que entrou para história da música brasileira com mais de 500 composições de sucesso.

Nesse universo de artistas, Isac marcou presença e ao lado de grandes sanfoneiros, mostrou que idade não é pré-requisito para talento. ?Tive a oportunidade de tocar ao lado do neto do Luiz Gonzaga e outros grandes sanfoneiros, e juntos conseguimos trazer um pouco do Rei do Baião no dia do seu centenário?.

O sanfoneiro vindo lá de União também já dividiu palco com grandes nomes da música nordestina da atualidade, como Frank Aguiar, Sirano e Sirino, Trio Nordestino além de já ter tocado nos estados de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Pernambuco e Maranhão, levando um pouco do Piauí e de Exu para vários cantos do país.

Sanfoneiro dá exemplo na escola

Apesar da agenda de shows estar sempre lotada, Isac do Acordeon não abre mão dos estudos e ainda pretende ser engenheiro civil. O pai conta que a menor nota do filho na escola é sete, e que não deixa nenhuma disciplina pendente, comprovando que a música não interfere em nada no desempenho escolar.

?Além dos shows, Isac ainda encontra tempo para ensinar outras crianças um pouco do que aprendeu sozinho, inclusive, seus alunos já aprenderam até a tocar Asa Branca?, contou o pai e empresário de Isac.

A escola não é a única atividade escolar do sanfoneiro, Isac também é o aluno mais novo da Universidade Federal do Piauí e assiste aula duas vezes na semana de sanfona, que é para conhecer um pouco mais da sua companheira, a sanfona.

?Não deixo de acompanhar meu filho em nada, pois me orgulho demais dele e sei que é disso que ele gosta. Hoje todo mundo o conhece pelos corredores da UFPI, além de ser um dos mais novos professores de sanfona, eu acredito no dom do meu filho e por isso apoio totalmente e não deixo de acompanhá-lo em nenhuma apresentação ou aula, hoje minha rotina é toda adequada a dele?, disse o pai.

Bastante conhecido entre os sanfoneiros do Piauí e de outros estados, Isac do Acordeon comprova que quando o dom existe, a idade é um mísero detalhe.

E assim como Gonzagão, a música entrou na sua vida na infância e continuará pelo resto de sua vida e ainda vai encantar e agitar multidões ao som da sua sanfona por muitos anos.

COMUNICAR ERRO

Comunique à Redação erros de português, informação ou técnicos encontrados nesta página:

  • Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao Portal Meio Norte
235166,blogs

Carrosteresina.com.br