A profissão- Sommelier

A profissão- Sommelier

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ele é sinônimo de elegância e sofisticação e por isso mesmo se você for um restaurante e  o garçom disser : ?Um minutinho que o nosso Sommelier já vem atendê-lo?, pode ter a certeza que esse é um bom restaurante.

O sommelier é um profissional especializado, encarregado em conhecer os vinhos e de todos os assuntos relacionados ao serviço deste. Adicionalmente, cuida da compra, armazenamento e rotação de adegas e elabora cartas de vinho em restaurantes. (fonte:pt.wikipedia.org/wiki/Sommelier )

*FOTOS Moisés Saba

Essa profissão é tão antiga quanto reis e rainhas.  ?Ele tem sua origem no francês arcaico. A nobreza costumava levar, em suas viagens, bebidas, comidas, pratos, copos e talheres. Tal bagagem gastronômica era chamada de somme, sendo o sommelier o responsável por tudo. O nome acabaria, depois, designando apenas o encarregado das bebidas.?(fonte:cartas de vinho)

Você pode encontrar um sommelier em restaurantes, lojas ,hotéis, bares, supermercados, e importadoras e para os apaixonados por vinhos e espumantes um sommelier pode tornar-se um consultor particular e um guia na escolha destas bebidas e na formação de adegas.

Como o Revista é um programa especial recebemos o Sommelier Marcio Trindade, um profissional altamente gabaritado que já atua no mercado a 15 anos .Formado  pela Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (A.B.S) e pela Federazione Italiana de Albergatores e Ristauratores-Fisar, situada no Piemonte- Itália. Tambem formado em enologia pela universidade de Caxias do Sul, Campus Flores da Cunha-Rio Grande do Sul.

Marcio deu uma aula sobre vinhos e espumantes, explicou detalhes sobre as rolhas e ainda nos deixou bem curiosos sobre como se abre um espumante por sabragem(abrir a garrafa com um sabre ou espada), uma tradição napoleônica que sobrevive em nossos dias, encanta e aumenta o charme de uma comemoração. As primeiras sabragens teriam surgido no século 18, em clima de euforia,

com Napoleão retornando de alguma batalha vitoriosa, afinal, para ele, esse vinho era ?merecido nas vitórias e necessário nas derrotas?,encontrou uma  forma mais prática e rápida de abrir as garrafas.

fotos:Moisés Saba

Ele irá voltar ao programa para nos mostrar e você não pode perder!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES