Revista MN: ANIMA THE - exibição das primeiras animações do Piauí

Revista MN: ANIMA THE - exibição das primeiras animações do Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na exposição “Anima-THE: exibição da primeira animação piauiense” é possível assistir as animações de Arnaldo Albuquerque, produzidas na década de 1970 no Piauí. Arnaldo é considerado o pai da animação piauiense. Além de animações, o artista trabalhou com charges, gravuras, cenografia, diagramação, dentre outros.

Aristides Oliveira, professor de História da UFPI e editor da Revista Acrobata, é responsável pelo documentário “Sem Palavras”, sobre a vida de Arnaldo. Ele conta qual era o propósito inicial de criar o filme. “Fazer esse filme foi uma forma de levantar certas questões que não se falavam até então fora do mundo acadêmico. Por que ele [Arnaldo] era visto como um personagem de segundo plano na academia. Com esse filme fizemos a seguinte reflexão: quem é Arnaldo e qual a real contribuição dele pra pensar a cultura piauiense naquele período?”, questiona.

Arnaldo Albuquerque foi uma figura fundamental para diversos ramos da cultura piauiense: fotografia, artes plásticas, literatura, etc. Também foi responsável pela criação de diversos cartazes de shows e espetáculos da época, além de ter feito as primeiras tirinhas e charges contra a Ditadura Militar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES