Portal meionorte.com BETA

MENU
Roberto Freitas

Roberto Freitas

Blog sobre Roberto Freitas

••• atualizado em 15 de Novembro de 2009 às 17:17

Lindos Papéis de Parede - Como Usar?

Eles são ótimos para quem quer dar uma renovada no ambiente, e estão em alta. Há uma enorme variedade, sempre com muitos desenhos, muitas estampas para usar e abusar dessas novidades e deixar a sua casa com a sua cara.

Mas às vezes devemos tomar alguns cuidados com esses papéis. Quando colocarmos papéis em lavabos ou lugares estreitos, é melhor escolher uma parede ou duas paredes, para aplicá?lo, e uma estampa pequena que se repita várias vezes para não dar uma sensação de enclausuramento e que o espaço é menor ainda do que aparenta.

Em banheiros tem que usar papel vinílico para que ele não estrague com o vapor ou água. Uma dica para quartos é colocá-lo na parede de cabeceira da cama como um painel.

Ao optar pela estampa do papel de parede, é melhor uma combinação de cores neutras para não cansar da estampa.

Estampas listradas estão em alta, e podem dar uma ilusão óptica para o seu espaço, ou seja, listras na vertical alongam o pé direito do seu ambiente, e listras na horizontal aumentam o tamanho da sua parede.

Todos nos lembramos da grande moda do papel de parede dos finais dos anos 70 e princípio dos anos 80. Com riscas, bolas, e losangos, mais umas pintinhas a acompanhar. A juntar a este estilo alegre e muitas vezes florido, as cores garridas predominavam, e o amarelo harmonizava-se com o vermelho e o castanho.

A moda passou num piscar de olhos e damos por nós, num novo século, a namorar novamente tal adorno para a nossa sala ou quarto.

Querem-se agora estampados diferentes e as cores garridas são agora acompanhadas muitas vezes com um estilo étnico tão em voga. Para os mais clássicos e discretos, escolhem-se papéis de parede com faixas neutras, em tons de creme e cinza claro. Enfim, a escolha é cada vez mais variada e como gostos não se discutem, existem papéis de parede que agradam a Gregos e Troianos.

Na hora de escolher, tenha em conta alguns aspectos. A cor, a dimensão do padrão do papel, a dimensão da assoalhada e o estilo que quer adoptar ao comprar determinado desenho.

Se a ideia é colar papel numa parede do quarto, tenha em consideração que ali é o espaço onde vai repousar. Assim, na hora de escolher, opte por um tom mais natural, não muito forte e com um padrão subtil.

Se a assoalhada onde o papel de parede vai ser colocado é a sala, pode dar largas á imaginação. Opte pela cor que mais gosta, e se a dimensão do espaço for generosa, use e abuse. No entanto, tenha em conta que um bom papel de parede é caro, e custa um bocadinho a colar. O investimento de tempo e dinheiro é muito, pelo que deve pensar muito bem se não se cansará de olhar para aquele papel cor-de-laranja com bolas roxas no espaço de uma semana.

Tire as medidas de forma correcta. Meça a altura e a largura de cada parede onde deseja colocar o seu papel. Estude a largura e o comprimento de cada rolo de papel. Se mesmo assim as contas lhe causarem confusão, pegue num papel e num lápis. Faça o desenho e estude o projecto.

Compre sempre papel a mais. Imagine que ao comprar a menos, descobre que o seu papel esgotou na loja onde o comprou? Não quererá obviamente que a parede fique meia forrada e o papel em excesso assegura-o de que tem material suficiente para emendas.

Se é um iniciante nestas coisas, opte por um papel ?Ingrain? ou ?TNT?. Estes tipos de papel, disfarçam mais facilmente as imperfeições.

Limpe uma mesa e estique o papel. Meça com a máxima atenção para não haver enganos.

Por esta altura, a cola já deverá estar pronta. Opte por uma cola de farinha que se encontram à venda nas grandes superfícies de bricolage ou em lojas da especialidade. A cola de farinha, como o nome sugere, é vendida em pó e basta acrescentar água conforme as instruções da embalagem.

Com a ajuda de uma trincha, pincele o verso do papel. Tenha à mão um pano seco e macio. Ao encostar o papel á parede tenha em atenção a sanca e o rodapé, pois são a parte mais direita da parede. Muitos cantos das paredes estão tortos.

Exemplos de Papel de Parede:

Imagens de Arquivo da coleção Grafismo de papel de parede para a Bobinex.

Vídeo de como é feita a aplicação do papel:

COMUNICAR ERRO

Comunique à Redação erros de português, informação ou técnicos encontrados nesta página:

  • Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao Portal Meio Norte
Deixe um comentário
107310,blogs

AKICOMPRO