Portal meionorte.com BETA

PUBLICIDADE
ESCONDER
Roberto Freitas

Roberto Freitas

Blog sobre Roberto Freitas

••• atualizado em 30 de Setembro de 2010 às 03:55

Paisagismo: Plantas de Calçada

Com o tema "Paisagismo " sugerido por minha professora Ivna Gadelha, à época de faculdade, e hoje colega de profissão, lembrei de um assunto bastante discutido, e questionado em rodas informais: Árvores de Calçada. Alguns anos atrás tivemos o Boom do Ficus, aquela árvore de porte médio, folhas pequenas, com uma copa fechada gerando uma sombra densa, e que permitia a sua modelagem. (Veja Fotos)

Pois bem, essa maravilhosa plantinha, com sua caracterítica modeladora possui um problema grave, que se não diagnosticado a tempo pode causar sérios riscos à estrutura da casa, bem como instalações hidráulicas.

Acompanhado do seu rápido crescimento, suas raízes procuram água e nutrientes, como se tivessem sempre uma intensa sede e fome. Se encontrarem um cano pelo caminho, ótimo: servirá de fonte. Não contentes com a água ali absorvida, continuarão a procurar, penetrando cada vez mais na terra. Enquanto isso seu tronco, galhos e copa aumentam proporcionalmente. Neste momento ela estará oferecendo uma generosa sombra, densa, felicidade para o dono da casa e os motoristas que ali param. Sua sombra será disputada! No jardim a sua volta, a grama morre devido à intensa sombra. Algumas plantas começam a definhar. A competição com as raízes do fícus é impossível.

Raiz do Ficus

Mais algum tempo e a calçada começa a rachar, o asfalto da rua levanta. As raízes começam, visivelmente, a mostrar sua força. Se elas encontrarem um muro ou parede pela frente elas não hesitarão em quebrá-lo para continuarem sua frenética busca por alimento e água.

Calçadas danificada pela raiz

Quando começa a poda, descobre-se que as raízes já estavam sob os alicerces da casa, a um passo de provocar rachaduras nas paredes e comprometer a construção.

O Ficus benjamina, pertence à família das moráceas, a mesma da amora, figo, fruta-pão. Árvore nativa do sul e do sudeste da Ásia e alcança mais de 30 m de altura e 40 m de diâmetro. É a árvore oficial de Bangkok, Tailândia. Neste país há uma região onde existem centenárias árvores de fícus. Percebe-se a dominância da espécie, pois nada mais cresce mais na área, abafada por sua impenetrável sombra e suas raízes que preenchem completamente o subsolo.

Seu uso como árvore é indicado para parques e fazendas. Se quiser ter um em casa, mantenha-o em vaso. Segundo pesquisas da NASA, o fícus mantido dentro de casa filtra as toxinas do ar. Nas cercas-vivas, o mais seguro é manter um afastamento de 10 m de tubulações e construções, pois, mesmo podado, suas raízes crescem muito.

Em muitas cidades, por causa da destruição que a árvore causa, o plantio do fícus está proibido.

Mas e a Sombra?

Uma boa solução para o sombreamento da sua calçada, ou seu jardim, é a Árvore Neem (Lê-se Nim).

No Brasil, o NEEM chegou em l993, pôr iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa - EMBRAPA, -visando a viabilidade em razão de seu rápido crescimento e a sua resistência excepcional à seca ,o que a torna propícia ao clima tropical brasileiro.

Na América do Norte do Norte e Europa o NEEM não se desenvolve, pôr causa do frio , o que ocorre também no Brasil, nos estados do Sul.

O NEEM é uma árvore para resolver problemas globais.

Todos os produtos do NEEM, são completamente naturais, não são tóxicos para a humanidade e nem para os animais domésticos e insetos benéficos e ao meio ambiente.

O NEEM tem vida útil de até 200 anos e é uma árvore que pode ajudar a todos, pois provavelmente é a única melhor fonte bío pesticida existente com propriedade bacteriana. É anti - virótica e anti - térmica. Na verdade, esta árvore tem servido como um dispensatório nas áreas rurais. Oferece um controle efetivo dos insetos que causam perdas na agricultura.

Várias partes da árvore tem sido usadas na Índia, há vários milênios, o que a torna -uma árvore polivalente.

Seu nome científico é ? AZADIRACHTA INDICA A JUSS. Da família das Maliaceas - depois de um ano já pode ter altura de 3 a 4 metros, vindo a atingir em sua idade adulta ? depois de 9 anos - até 20 metros de altura pôr 2.5 de circunferência. Em torno de 3 a 4 anos começa a florescer produzindo frutos que têm formatos de azeitonas. A distribuição de seus galhos formam coroas de até 05 m de diâmetro.

Pesquisadores descobriram que o Neem age tanto na área de pesticidas como na área medicinal. Descobriu-se que suas sementes e folhas combatem mais de 200 espécies de insetos, pragas baratas, traças, pulgões dentre outros.

A árvore é provavelmente a única e melhor fonte de bio-pesticida existente. É um presente de Deus, isto é, um árvore que pode ajudar a todos.

ATUALIZAÇÃO : Por Ângela Braz - Arquiteta e Urbanista

A arborização em THE foi determinada em um plano de melhoramento da década de 1930.

É um dos temas abordados no "Plano de Regulamento" do Eng. Civil Luís Pires Chaves, então Diretor de Obras do Prefeito Lindolfho Monteiro.

Foi publicado em 1939. À época, o plano previu o plantio de Oitis e Figueiras.

Fontes de Pesquisa:

http://blogdepaisagismo.lopes.com.br/

http://www.helenaschanzer.com.br/index2.php

http://justneem.com/pages/about-neem

http://www.plantaneem.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Neem

.

COMUNICAR ERRO

Comunique à Redação erros de português, informação ou técnicos encontrados nesta página:

  • Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao Portal Meio Norte
Deixe um comentário
139056,blogs

Carrosteresina.com.br