Portal meionorte.com BETA

PUBLICIDADE
ESCONDER
Roberto Freitas

Roberto Freitas

Blog sobre Roberto Freitas

••• atualizado em 07 de Outubro de 2009 às 14:38

Projeto: Condomínio Residencial

Navegando por aí encontrei este Condomínio Residencial composto por 6 unidades projetado pela Arquiteta Monica Drucker. Com soluções simples foi dada a privacidade necessária aos moradores sem prejudicar a iluminação natural de cada unidade. O desalinhamento entre as fachadas resguarda a privacidade dos moradores, mesma preocupação que deu origem à parede que veda uma das laterais da varanda. No canto fechado, uma abertura circular na laje permite a entrada de luz para compensar o sombreamento causado pela empena. ?A ideia inicial era fazer pérgolas nesse ponto, mas o cliente optou pelo recorte?, detalha Monica.

O lote escolhido pelo proprietário tinha um desnível de 7m do ponto mais alto ao mais baixo, solucionado também de forma quase imperceptível.

As fachadas empregam vidro, madeira e pedra. Na rua interna, blocos de concreto intertravado.

Balanços protegem contra a incidência direta da luz solar

Entrada social

Vista da sala para a área frontal do condomínio

A sala abre-se também para o pátio dos fundos, com jardim

e piscina.

Outro ponto diferencial é a infraestrutura, que permite reduzir as despesas de condomínio. Uma grande cisterna recebe águas pluviais para uso em irrigação, limpeza das áreas comuns, bacias sanitárias e, após filtragem, também nas piscinas. Todas as unidades têm placas de captação de energia solar para aquecimento de água, complementando o sistema a gás. ?Com esses recursos, a taxa de condomínio fica em torno de mil reais; sem eles, ficaria por volta de 2,5 mil reais?, compara a arquiteta.

Grandes aberturas proporcionam ampla vista para o entorno

do bairro

De acordo com Monica, o projeto é modulado, para racionalizar procedimentos e minimizar desperdícios. Vigas e pilares de concreto resultam em vãos fechados por tijolos de barro maciço, o que confere mais conforto acústico aos interiores. ?Como são casas geminadas, esse cuidado é essencial?, ela afirma. Os materiais de acabamento são neutros e de fácil manutenção, como esquadrias de alumínio na cor branca, revestimentos em porcelanato e tacos na área íntima. Considerando necessidades individuais dos moradores, as unidades possuem espaço reservado e infraestrutura elétrica para permitir a instalação de elevador interligando os três pisos.

COMUNICAR ERRO

Comunique à Redação erros de português, informação ou técnicos encontrados nesta página:

  • Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao Portal Meio Norte
Deixe um comentário
102936,blogs

AKICOMPRO