Texto para reflexão sobre a importância da água

23 de Março 2011 as 11:32

Terra é o nome do planeta em que 70% da superfície é tomada por água. De acordo com dados do IBGE, 97% correspondem à água do mar; 1,75% é gelo; 1,24% encontra-se em rios subterrâneos e para nosso consumo estão disponíveis apenas 0,007% do total de toda a água da nossa vasta Terra. Tais números são uma resposta àqueles que não compreendem discursos sobre a necessidade de se evitar o desperdício dos recursos hídricos ou concernentes à preocupação com a crescente poluição de rios e mares.

Atenta à perigosa situação ambiental e possíveis consequências à saúde de bilhões de pessoas, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água, comemorado sempre na data de 22 de março. O objetivo principal de tal medida é provocar um momento de reflexão, discussão, análise, propostas e tomada de medidas práticas para garantir que, no futuro, tenhamos água potável para o consumo mundial.

Mortes são causadas, diariamente, em consequência de doenças transmitidas pela falta de água potável e de esgoto devidamente tratado. As principais vítimas são crianças que morrem por diárreia, principalmente as que vivem em ambientes sem condições sanitárias. Diárreia infecciosa, cólera, leptospirose, hepatite, esquistossomose são algumas das doenças transmitidas pela água, quando em estado inadequado para beber.

Considerando-se que a ingestão diária do precioso líquido é imprescindível, na verdade vital, para uma boa saúde física e que o total de água potável, própria para consumo, no planeta é abaixo de 1%, é forçoso que todos estejamos em alerta e conscientes. Não nos é permitido justificar nossa falta de atitude com o argumento de que sozinhos não temos força para mudanças. O todo é formado pela soma das partes! Não jogar lixo ou dejetos químicos em rios, lagos e mares e evitar o desperdício de água, por exemplo, são deveres de todo e cada ser humano.