Folia exige preparo físico e cuidado com a alimentação

Personal trainer e nutricionista dão as dicas para o antes, durante e depois do Carnaval Euphoria, que acontece de 2 a 5 de março, no Complexo Barramares, em Luís Correia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Que o Carnaval Euphoria, que acontece de 2 a 5 de março no Complexo Barramares, em Luís Correia, será o maior Carnaval de praia do Brasil, todo mundo já sabe. Mas você sabia que para curtir todos os dias de festa é importante cuidar da saúde? Isso mesmo, evite ressacas e indisposições seguindo dicas de profissionais especialistas no assunto e assista às 22 atrações nacionais que compõem o line-up do Euphoria com toda a alegria. A certeza é que a alimentação e um bom preparo físico farão a diferença.

Crédito: Raíssa Morais

Francilene Sá, personal trainer, comenta que as pessoas lembram da academia justamente neste período que antecede a folia de Momo. “É notável que, com a proximidade do Carnaval, o número de alunos nas academias aumenta consideravelmente. E eles não estão errados. Antes tarde do que nunca. Você precisa de todo um preparo e não é em um mês que você vai atingir bons resultados. Mas é um começo, sim.   Principalmente quando a atividade física está aliada a uma boa nutrição”, explica.

O preparo físico prévio permite que os foliões possam pular o Carnaval com mais disposição. “Para quem quer aproveitar os quatro dias de Carnaval, a folia toda, é bom porque você vai estar com um preparo físico melhor. É possível suportar até mais o álcool, porque o organismo vai estar mais forte para o excesso, que não dura para sempre, é só no feriado. Por isso é importante buscar manter uma vida saudável já previamente”, orienta a profissional da educação física.

Francilene Sá ressalta que a busca pelo corpo perfeito é algo muito valorizado, principalmente em relação à moda praia. “Muitas pessoas valorizam a questão de melhorar o shape para colocar o biquíni e a sunga. Quem não quer ficar saradinho no Carnaval? Não tem receita de bolo, é ir todos os dias à academia e condicionar o corpo antes dos excessos”, aponta.

Hidratação

Por outro lado, Dennisy Melo, nutricionista clínica, dá algumas dicas para evitar a temida ressaca, que pode até atrapalhar a folia do dia seguinte. “Para minimizar os efeitos do álcool e a ressaca, o primeiro passo é a hidratação. Água, água de coco, sucos naturais. Nessa época perdemos muito líquido e gastamos energia com a alta temperatura e a grande movimentação das festas. Durante a festa é bom revezar líquidos alcoólicos e sem álcool, porque as idas ao banheiro aumentam. Para cada copo de bebida, sempre uma garrafinha d’água”, acrescenta a nutricionista.

Dennisy Melo ressalta que é necessário evitar misturas de bebidas fermentadas e bebidas destiladas. “É bom escolher bebidas de boas qualidade e evitar misturas de razão alcoólica diferente, como cerveja e vodca. É melhor optar por um dos tipos. Alguns chás podem ser bons para auxiliar o fígado contra os efeitos negativos, como chá de hibisco, boldo, chá branco. Outra orientação é beber devagar. A bebida não vai fugir de você. É melhor que passar mal e a festa acabar antes do tempo”, considera.

A dieta antes da festa deve ser especial. “Faça uma boa alimentação pré-Carnaval. Opte por fibras, carboidratos de baixa absorção, como batata-doce, macaxeira, inhame. Sementes ricas em sementes insaturadas, como chia, semente de girassol, linhaça. Queijos, proteínas magras, como peixe e ovos. Além de um bom prato de salada para manter os níveis de glicose. Priorizar vegetais como couve, brócolis e repolho, que auxiliam na desintoxicação hepática. Eles ajudam numa possível ressaca”, recomenda a nutricionista.

E não esqueça de garantir refeições rápidas para não ficar com fome. “É preciso ter um lanchinho. Barrinhas de proteína são uma boa dica. Mix de castanhas, frutas secas, amêndoas. Evitar salgados, fritos e coisas com muito sódio. Quando passar o Carnaval, tem que fazer exercício físico e caprichar na alimentação. Sempre com orientação de um nutricionista”, finaliza Dennisy Melo.

 Ingressos para o Euphoria estão à venda

Em Teresina, os pontos de venda estão instalados nas lojas da Kalor Produções (Riverside e Shopping Rio Poty) e na Noroeste da Praça Saraiva; em Timon, as vendas acontecem na Noroeste, do Cocais Shopping; em Parnaíba, na Canadá Veículos; em Luís Correia, no Rio Poty Hotel Praia, e em Picos, na Salvatore Barbeshop, do Picos Plaza Shopping. Tem ponto de venda também em Fortaleza, na Social Ticket, do Rio Mar Shopping Fortaleza, e em São Luís, na 4 Mãos Stores, do São Luís Shopping. As vendas de passaportes on-line acontecem no site ou aplicativo Ingresse.

As Lojas Noroeste, Devassa Puro Malte e Ypióca apresentam o Carnaval Euphoria 2019. O evento conta com patrocínio das Óticas Diniz, Delli Pizzas, Manin Cozinha, Net, Shoping Rio Poty, Maratá, Farmácia Equilíbrio, Jupi Alimentos, G3 Telecom, Marko Informática, Oásis Distribuidora, Tanqueray e Ypióca. Empório Pescados, Criativa Comunicação Visual, Gráfica GSJ, Blue Shark, Grupo Carvalho e Égide Comunicação e Marketing assinam o apoio do melhor Carnaval do litoral brasileiro. (L.A.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES