Ortopedista dá dicas de como se preparar para o carnaval

Quem vai atrás dos blocos e trios elétricos ou sai em escolas de samba precisa redobrar os cuidados com o corpo para aproveitar bem a folia

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 

O carnaval está chegando, com muitas opções de diversão para todo mundo. Mas alguns cuidados com a saúde são essenciais, principalmente para quem acompanha blocos e trios elétricos ou desfila em escolas de samba. Fazer uma alimentação leve, moderar o consumo de álcool e ingerir bastante água são regras básicas. Muita gente esquece, porém, de cuidar das articulações do corpo, que também precisam estar preparadas para aguentar a agitação dos dias da festa de Momo.

De acordo com o médico ortopedista Vitor Trazzi para desfrutar da folia sem riscos é essencial tomar algumas precauções: fazer alongamentos leves pela manhã e à noite; ter cuidado com terrenos acidentados e buracos na rua; e usar calçados confortáveis para maior conforto dos pés e membros inferiores. A sobrecarga gerada por horas caminhando, dançando ou ficando em pé pode resultar em fadiga muscular e aumento da tensão nas articulações dos membros inferiores, gerando dor e desconforto.

“Durante o carnaval, a permanência por longos períodos em pé, andando e dançando nos blocos e bailes, pode gerar desconfortos lombares e articulares, principalmente nos membros inferiores. Estes, por sua vez, também apresentam o risco de traumas torcionais – principalmente devido a irregularidade das ruas e calçadas. Quedas também podem ocorrer”, explica o Dr. Trazzi.

Cuidado com excesso de álcool e medicamentos

O ortopedista alerta ainda que durante a folia também podem acontecer lesões relacionadas ao consumo abusivo de bebida alcoólica. “É importante moderar o consumo de álcool. Com o excesso, ocorre a diminuição dos reflexos e da propriocepção - capacidade corpórea de se auto perceber no ambiente -, facilitando quedas em calçadas e tropeções, que podem causar desde lesões simples, como contusões, até situações mais graves, como fraturas. A queda com uma garrafa de vidro na mão, por exemplo, pode produzir ferimentos que podem chegar a seccionar tendões”, adverte.

Segundo o médico o uso indiscriminado de remédios sem orientação médica para alívio de dores e mal estar também pode causar sérios problemas. “O uso de analgésicos (dipirona ou paracetamol) e, eventualmente, um relaxante muscular, pode ajudar os foliões a aliviar dores. Mas é preciso cuidado ao tomar anti-inflamatórios sem a devida prescrição médica, já que este tipo de medicamento pode ocasionar alterações na pressão arterial, sérios problemas gastrointestinais e, em casos extremos, alterações renais e cardíacas. No caso específico de relaxantes musculares, sua associação com álcool pode levar à sonolência extrema e provocar acidentes de trânsito”, orienta o especialista.

Idosos na folia

A turma da chamada “terceira idade” não precisa deixar de participar da folia, mas o ortopedista chama a atenção para alguns cuidados, a fim de evitar quadros mais graves como fraturas, devido à menor quantidade de massa muscular e mineral óssea, que em geral ocorre por causa do processo natural do envelhecimento, assim como a redução do equilíbrio e da coordenação motora.

“Os idosos podem e devem, sim, brincar o Carnaval, mas os cuidados devem ser redobrados. Devem priorizar o uso de calçados confortáveis e ter cuidado ao andar nas calçadas irregulares. Como em todos os dias, mas principalmente quando se caminha por um período maior, o mais seguro é o uso de sapatos baixos e planos, de preferência tênis, pois os mesmos geram mais estabilidade do pé e tornozelo. O calçado deve ter também um solado aderente ao solo, não deve ser liso para não causar escorregões”, aconselha o ortopedista. E ele complementa: “o uso de meias de algodão limpas e secas ajuda a evitar bolhas e dores fortes nos pés”.

Tomando todos esses cuidados, dá para os foliões aproveitarem a Festa de Momo com mais tranquilidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES