Portal meionorte.com BETA

MENU
COORDENADOR DO MUNICÍPIO

Amarante

•• atualizado em 04/08/2012 15:16

Amarante, 141 anos de emancipação política; um pouco da sua história!

Amarante, 141 anos de emancipação política; um pouco da sua história!
Banda de música Nova Euterpe Foto: Denison Duarte
Compartilhar:

O clarear do dia aconteceu hoje (04) com fogos de artifício e ao som da banda de música Nova Euterpe, que anunciaram a chegada dos 141 anos da emancipação política do município de Amarante, um dos mais ricos berços culturais do Piauí.

A Prefeitura de Amarante proporciona anualmente este momento de grande expressão histórica, que é a execução dos hinos de Amarante, do Piauí e do Brasil remetendo a todos a momentos nostálgicos.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE AMARANTE

A Região era habitada pelos índios acoroás, até que, em 1699, chegaram em seu território os primeiros colonizadores, iniciando o povoamento do atual Município.

O desbravamento foi difícil, em virtude da hostilidade dos nativos, ocorrendo conflitos sucessivos, solucionados, em 1751, quando os jesuítas aldearam os acoroás, na localidade denominada São José.

Com a expulsão dos jesuítas e incorporação de seus bens à Coroa, reiniciaram-se as lutas entre colonizadores e índios. Em 1771, O Governador Gonçalo Lourenço Botelho de Castro concedeu paz aos gentios e os localizou Em São Gonçalo, denominação dada em homenagem ao Governador.

Em 1832, foi criada a Vila de São Gonçalo e, em 1861, foi transferida a Sede Municipal e a Paroquial para o Porto de São Gonçalo do Amarante.

Progresso e desenvolvimento comercial, para o que muito contribuiu o rio Parnaíba, como veículo de comunicação, fez com que, em 1871, a Vila fosse elevada à categoria de Cidade, com o topônimo de Amarante.

Fonte: IBGE

COMUNICAR ERRO

Comunique à Redação erros de português, informação ou técnicos encontrados nesta página:

  • Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao Portal Meio Norte
Deixe um comentário
218991,cidades

AKICOMPRO