Delá, da Ponta da Serra, continua na UTI do HUT em Teresina, vítima de AVC; o quadro é grave

Delá, da Ponta da Serra, continua na UTI do HUT em Teresina, vítima de AVC; o quadro é grave

O blogueiro visitou nesta sexta-feira, dia 25, o morador da localidade Ponta da Serra, no município de Jurema, Valdemar Pereira da Paz, mais conhecido como Delá, que está internado desde o dia 17 no HUT em Teresina, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou derrame em sua residência. Está sedado na UTI e respira com a ajuda de aparelho.



(Delá é o último à direita em foto que fizemos quando o blogueiro visitou sua terra em 2012)

A visita não tem uma relação direta com o trabalho de reportagem do blog. Isso porque o blogueiro é amigo pessoal e quase um irmão do paciente. O blogueiro conviveu na sua infância com o Delá, inclusive jogaram futebol juntos. Delá, mesmo com 64 anos, não tem pressão arterial alterada e não é diabético. Portanto, a postagem foi feita pelo fato de muitas pessoas, entre parentes e amigos do Delá, estarem ligando com frequência querendo saber sobre o estado de saúde dele.

Como o blog tem um alcance grande na região de Anísio de Abreu e Jurema, o blogueiro resolveu postar a matéria, mostrando que o paciente inspira muito cuidado pois ainda está com sonda que ajuda a drenar sangue do cérebro, um procedimento necessário para tentar recuperar as funções cerebrais.

Delá tem 7 filhos do casamento com a Jeci do Disson, como é mais conhecida. Um dos filhos dele, o Paulo Henrique, está acompanhando o pai desde que ele foi internado no HUT, onde passou por uma cirurgia. Os filhos que moram em São Paulo vieram ao Piauí para acompanhar este momento delicado que a família está passando.

Segundo Paulo Henrique, os médicos já fizeram exames dos órgãos do paciente e afirmam que todos estão funcionando bem, inclusive a pressão se manteve estável mesmo com a retirada do remédio que ajudava a mantê-la em nível aceitável. Mas a preocupação é com regiões cerebrais atingidas pelo Acidente Vascular Cerebral ou derrame.

Novas baterias de exames estão previstos para que a equipe médica possa avaliar o tratamento e as respostas do paciente aos procedimentos. Os familiares acreditam que, caso o Delá tivesse sido encaminhado para Teresina no momento em que começou a passar mal talvez não estivesse passando por um quadro de saúde tão complicado. A rapidez no atendimento neste caso, inclusive com os primeiros socorros feitos considerando o AVC, pode ser decisivo a favor do paciente. Mesmo assim, é importante dizer que ele chegou a Teresina transportado pelo SAMU Aéreo, com embarque feito em São Raimundo Nonato.



(O Delá, que está na UTI do HUT em Teresina, não tem pressão alta e não é diabético, o que pode ajudar na sua recuperação)

logomarca do portal meionorte..com