Município distribui hipoclorito aos usuários de água de manancial

Município distribui hipoclorito aos usuários de água de manancial

As pessoas pegam água nos olhos d'água do Buritizinho e Bananeira.

A Prefeitura Municipal de Pedro II por meio da Secretária de Saúde e Coordenação de Endemias vem realizando o monitoramento das águas dos chafarizes e olhos d’água da cidade e interior por meio de exames que são realizados no LACEN – Piauí.

O programa SISÁGUA tem como objetivo saber a potabilidade dessas águas de chafarizes e olhos d’água. No caso dos chafarizes o tratamento é feito por meio do cloro, por ter pessoas que bebem dessa água.

Já os mananciais naturais, que são os olhos d’água, essa desinfecção não pode ser feita dentro do manancial, conforme orientação ambiental e do próprio Ministério da Saúde. Nesse caso, segundo o Rubens Galvão, para deixar essa água também tratada, um ACE (Agente Comunitário de Endemias), está distribuindo as pessoas que se abastecem dessa água dos olhos d’água do Bananeira e Buritizinho, hipoclorito de sódio, com as orientações necessárias de como usar em casa e a quantidade correta para cala litro de água. “É uma maneira de assegurar a potabilidade da água até para o consumo, se a pessoa seguir as nossas orientações no uso do hipoclorito de sódio, já que não podemos usar a mesma forma que usamos no tratamento das águas dos chafarizes ou poços”. Disse Rubens Galvão.  

logomarca do portal meionorte..com