Professora escreve monografia sobre origem e povoação de Coivaras

10 de Agosto 2011 as 18:24
Professora Maria Muniz (Deuselina)
Foto: Gilberto D. Paiva

A professora Maria Muniz de Oliveira (Deuselina), 53 anos, Licenciada em História pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI, professora das redes Estadual e Municipal em Coivaras, apresentou monografia à Faculdade Montenegro, Como requisito para a obtenção do título de Especialista em História do Brasil com ênfase em história do Piauí, orientado pelo professor Cícero Rodrigues de Sousa.

A Professora Deuselina filha de Deusdeth Muniz de Oliveira e de Sabina Maria de Olivira, torna-se uma das primeira coivarenses a realizar um trabalho de pesquisa na área de história no município de coivaras.

Sobre a origem e o povoamento de Coivaras, a professora escreve:

"A origem de Coivaras se deu através de alguns cearenses e alguns vaqueiros vindos da Caatinga do mimoso, eles faziam viagens do Ceará para o Piauí tocando boiadas. A viagem era longa, por isso Coivaras ficou sendo parada obrigatória para o descanso dos mesmos, eles se arranchavam em um lugar chamado de Ingazeira, lá havia fartura de água, pois tinha um olho d´gua, também conhecido como “ Cacimba”. Havia muitos insetos na mata, alguns sendo identificados como moruinho e mutuca, que apareciam principalmente à noite. Eles faziam muitas coivaras de fogo para cozinhar os alimentos e ao mesmo tempo para espantar os insetos que lhes incomodavam. Os viajantes levavam as cinzas das coivaras de fogo para utilização na fabricação de sabão, para seu uso próprio, pois naquele tempo ainda não existia a soda caústica."

Entre os fatos hístóricos pesquisados por Deuselina em seu trabalho científico, destacam-se os geográficos, culturais, religiosos, educacionais, administrativos e políticos.

A professora cita em suas referências bibliográficas e subsídios, os escritos de pesquisa do professor e pesquisador Gilberto Damasceno Paiva como um dos primeiros a realizar o levantamento escrito da história de Coivaras.