5 dicas simples para economizar gasolina e aumentar a saúde do carro

Veja formas simples e importantes para você poupar combustível, economizar um dinheirinho e cuidar bem da saúde do seu carro.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para quem pretende diminuir um pouco os valores comprometidos mensalmente no orçamento familiar, separamos 5 dicas que ajudarão a economizar combustível e, paralelamente a isso, a vida útil dos carros.

Ignição é o ‘ponto de partida’

Com o perdão do trocadilho, cuidar do sistema de ignição dos carros é, literalmente, o ponto de partida para economizar combustível e, com isso, preservar o motor.

“Manter o sistema de ignição, como cabo, bobinas e velas, em ordem, é fundamental. O ideal é verificar a cada 20 mil quilômetros rodados”, aconselha Faísca.

Use somente combustível de qualidade

A discrepância nos preços dos combustíveis entre um posto e outro, às vezes no mesmo bairro, tem explicação: a procedência deles.

É comum encontrar estabelecimentos que vendem o litro da gasolina por um preço bastante convidativo, próximo ao que o etanol é comercializado. Isso acontece, na maioria das vezes, porque a gasolina não é tão “pura” quanto deveria ser.

A adição de etanol e às vezes água, nos tanques, deixa a gasolina mais fraca e é extremamente prejudicial aos componentes do motor.

“O combustível adulterado desgasta as válvulas do motor, velas e bicos injetores, além de contaminar o óleo. Pode diminuir em até 60% a vida útil do motor”, alertou Faísca.

Uma injeção de economia

“É fundamental manter o sistema de injeção eletrônica revisado, fazendo periodicamente a limpeza dos bicos e verificando a pressão da bomba elétrica”.

Troca de óleo no tempo certo

“Não atrasar as trocas de óleo do motor do carro. Ela deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada 10 meses. O que vencer primeiro”.

‘Olha a água’

“Verificar e substituir o aditivo do radiador uma vez por ano. Ele contém etilenoglicol e, por isso, o motor não trabalha gelado, evitando a carbonização, e nem superaquece, o que previne o desgaste e o aumento do consumo de combustível”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES