Descoberto carbono mais duro que o diamante, mas flexível como a borracha

Material poderá ser usado em coletes à prova de balas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diamante e a borracha possuem características muito sensíveis ao toque humano: o primeiro é bem resistente, enquanto a segunda possui bastante flexibilidade. Agora, já imaginou um tipo de carbono – o mesmo material que forma o diamante – ser capaz de ter tanto as propriedades da flexibilidade quanto da dureza? Foi o que descobriram cientistas da China e dos Estados Unidos.

Cada tipo de ligação entre os átomos de carbono pode resultar em um material diferente. Ligações “sp³” formam o diamante, enquanto as “sp²” geram o grafite, do qual se deriva o grafeno. Já o carbono vítreo também se origina de ligações “sp²” e apresenta característica do grafite e da cerâmica.

Reprodução

Ligações de carbono

Agora, os cientistas criaram o carbono vítreo comprimido, que mistura ligações “sp²” e “sp³”, fazendo com o que material tenha características incomuns. O produto é leve e de fácil reprodução, podendo vir a ser usado tanto em coletes à prova de balas, por exemplo, quanto em equipamentos eletrônicos.

O sonho dos pesquisadores é encontrar um tipo de carbono que possa substituir o silício, principalmente na indústria eletrônica. Com uma produção relativamente simples, usando máquinas que aplicam alta pressão no carbono, o material poderia ser facilmente recriado em larga escala. Falta, porém, compreender completamente suas funcionalidades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES