Por que asteroides começaram a cair com maior intensidade na Terra?

Investigadores já podem supor o que teria provocado essa mudança

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos últimos 290 milhões de anos os asteroides começaram a cair com maior intensidade na Terra e na Lua. Após realizar várias análises, os investigadores já podem supor o que teria provocado essa mudança.

Nas últimas décadas os cientistas têm tentado determinar a frequência com que os asteroides atingem a Terra. Para isso eles determinavam a idade das crateras formadas pela colisão dos corpos celestes com o nosso planeta.

No entanto, é bastante difícil encontrar crateras na superfície terrestre que tenham mais de 290 milhões de anos de idade. Acreditava-se que as mais antigas simplesmente desapareceram devido a processos geológicos.

Para resolver esse enigma, os cientistas decidiram estudar "suas congêneres" lunares. De acordo com eles, a frequência com a qual os asteroides começaram a atingir a Terra e a Lua aumentou no mesmo período. Mas, visto que o nosso satélite não está tão sujeito a processos geológicos, nele se conservaram muitas crateras.

Assim, usando a estação interplanetária Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da NASA, eles determinaram que as crateras lunares mais antigas, formadas por asteroides, têm cerca de 1 bilhão de anos. Não obstante, na Lua existem poucas dessas crateras. A idade da maioria delas não supera 290 milhões de anos, tal como a das terrestres.

Segundo a suposição deles, os objetos espaciais, tais como asteroides, terão se tornado mais "ativos" em resultado de uma colisão de corpos celestes no cinturão de asteroides entre as órbitas de Marte e Júpiter há 290 milhões de anos. Desde então, indicam, o número de asteroides que atingem a Terra e a Lua aumentou duas ou três vezes.

"Podemos dizer que, em tais condições o destino dos dinossauros estava predeterminado", destacou o autor do estudo, Thomas Gernon, da Universidade de Southampton (Reino Unido).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES