Projeto aposta em cinema no hospital para melhorar a vida de pacientes com câncer

Eles desenvolveram o “Cinema nas Enfermarias”.

| Reprodução/ Hypeness
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A equipe de Terapia Ocupacional do Hospital de Câncer Tarquínio Lopes Filho, no Maranhão, criou um projeto inusitado para ajudar os pacientes internados a saírem da rotina exaustiva de um tratamento contra o câncer. Eles desenvolveram o “Cinema nas Enfermarias” onde, através da exibição de filmes, eles buscam contribuir com o tratamento de uma maneira diferente e positiva.

“O projeto tem o enfoque terapêutico de minimizar o estresse da internação, melhorar a rotina dos pacientes, contribuir com a qualidade de vida dentro do hospital, além de propiciar um ambiente hospitalar com atendimento humanizado, voltado para, de alguma maneira, melhorar o bem estar de nossos pacientes e acompanhantes”, contou Leilian Carneiro, coordenadora de Terapia Ocupacional do hospital.

Uma equipe de funcionários sempre assiste aos filmes primeiro, para ter certeza de que a mensagem que será passada aos pacientes condiz com a ideia do projeto. Eles optam sempre por filmes com duração média de uma hora que tenham histórias leves, com mensagens interessantes que possam contribuir para a melhora da autoestima dos pacientes e acompanhantes.

Ao todo, o hospital possui 108 enfermarias. A intenção é que todas recebam o projeto que, inicialmente, teria sessões a cada 15 dias, mas a resposta por parte dos pacientes foi tão positiva que a equipe optou por fazer as exibições semanalmente. “Ficamos surpresas com as reações. Havia pessoas que estavam resistentes e não queriam assistir aos filmes. Depois que viram a primeira vez, há um envolvimento geral e todos têm sugerido filmes e perguntado quando será a vez da sua enfermaria.”, finalizou Leilian.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES