Usar óculos de grau faz a miopia piorar? Descubra

Será que essa crença faz algum sentido?

| Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nem todo mundo que precisa de óculos de grau faz uso dele, e os motivos são variados: se achar feio com o acessório, não se adaptar, acreditar que não precisa... Fora isso, tem muita gente que evita ou adia a utilização de lentes corretivas com medo de piorar a visão e se tornar cada vez mais depende delas. Mas será que essa crença faz algum sentido?

Usar óculos faz a miopia progredir? De forma alguma. O que acontece é que quem precisa de óculos passa a enxergar melhor com ele e, consequentemente, se sente mais confortável. Por conta disso, a frequência de uso aumenta, dando a impressão de que os olhos estão viciados.

Tem mais: é normal o grau subir ou até surgir com a idade e o estilo de vida, fazendo com que o usuário tenha cada vez mais necessidade do acessório, e, com isso, pense que é ele o culpado pela piora da visão, quando, na realidade, não causa interferência na progressão dos problemas oculares.

Em boa parte dos casos, os graus se estabilizam entre 18 e 21 anos, com ressalva para a presbiopia (entenda melhor a seguir), popularmente conhecida como vista cansada, que tende a surgir após os 40 anos e seu equilíbrio ocorrer por volta dos 60 anos.

Por que precisamos de óculos? É necessário usar óculos quando os olhos não focalizam uma imagem com nitidez, embaçando a visão -- normalmente, essa situação vem acompanhada de dor de cabeça, desconforto visual, dor nos olhos, lacrimejamento, fotofobia, visão turva e olhos avermelhados.

Como explica o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o problema acontece quando o feixe de luz ambiente, que atravessa o globo ocular para formar a imagem na retina, sofre algum desvio provocado pela anatomia do olho, impedindo a perfeita revelação da imagem na retina.

A causa são os erros de refração: astigmatismo, hipermetropia, miopia e presbiopia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES