Vídeo curioso mostra como um lagarto faz para respirar debaixo d'água; veja

Lagartos não pertencem naturalmente ao reino subaquático, mas esta espécie consegue permanecer até 16 minutos debaixo d'água graças a uma técnica bem engenhosa.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma cientista chamada Lindsey Swierk foi provavelmente a primeira a conseguir um registro em vídeo de um lagarto que consegue sobreviver debaixo d'água: o Anolis aquaticus. Para evitar seus predadores, o bichinho acabou evoluindo de forma a desenvolver uma estratégia bastante engenhosa que permite que ele permaneça debaixo d'água por até 16 minutos.

O lagarto cria uma bolha de ar gigante em volta do seu nariz, que possibilita a ele "respirar" mesmo estando submerso. "Não sabemos muito a respeito desse fenômeno ainda, o que o torna bem interessante. É possível que algumas bolsas de ar fiquem presas entre a cabeça e a garganta do lagarto, fazendo com que a entrada e a saída do ar permitam uma 'troca' de ar fresco entre essas bolsas", explicou Swierk.

Assista:

A tática é similarmente utilizada por outros animais, como besouros mergulhadores e até mesmo aranhas.

O Anolis aquaticus pode ser encontrado na Costa Rica e em uma porção do Panamá. "Esses lagartos não são muito ágeis, então ir para baixo d'água é uma opção bastante efetiva", explica a bióloga. "Eu acredito que as adaptações para respirar enquanto submersos surgiram para aumentar a quantidade de tempo que eles podem ficar escondidos debaixo da água."

Vale observar, no entanto, que nenhum estudo mais concreto foi feito e que, por enquanto, o acontecimento é apenas um flagrante muito legal da natureza.

Reprodução/ Youtube



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES