COMISSÃO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA VEM AO PIAUÍ PARA MUDAR STATUS DO PIAUÍ DE RISCO DESCONHECIDO PARA MÉDIO RISCO
O diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí, José Antônio Filho, disse que uma Comissão de Técnicos e Especialistas do Ministério da Agricultura virá ao Estado para mudar o status atual de risco desconhecido de febre aftosa para risco médio de contaminação.
Ele afirmou que mudando o status, o Piauí poderá vender seu gado e carne bovina para outros Estados com o mesmo status como o Maranhão, Pernambuco e o Rio Grande do Norter
A Segunda 2008 da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa foi lançada nesta quinta-feira, na Fazenda Nova Olinda, localizada no município de José de Freitas, do pecuarista Valdir Bacelar. A meta é vacinar os rebanhos bovinos e bubalinos do Estado do Piauí, de aproximadamente 1 milhão e 600 mil cabeças. Durante a última campanha de vacinação, realizada no mês de maio, foi ultrapassado o índice de 80 por cento de cobertura exigido pelo Ministério da Agricultura.
O lançamento contou com a presença do vice-governador, Wilson Martins, do secretário de Desenvolvimento Rural, Élcio Portela Martins, do deputado estadual Ismar Marques (PSB), prefeito de José de Freitas, Robert Freitas, do diretor da Agência de Defesa Agropecuária, José Antônio Filho, além de técnicos da Superintendência Federal da Agricul tura, representantes da FAEPI/SENAR, além de técnicos da SDR, Adapi e muitos criadores.
Desde 2003 que o Piauí realiza campanhas de vacinação contra febre aftosa. No entanto, elas foram intensificadas durante a gestão do então secretário da SDR e atual vice-governador, Wilson Martins, quando foi criada a Agência de Defesa Agropecuária e criadas leis de defesa agropecuária, realizado concurso para contratação de técnicos hoje distribuídos em mais de 120 escritórios da Adapi cobrindo todas as regiões do Estado.
Na ocasião, o vice-governador Wilson Martins destacou o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, objetivando retirar o Piauí da situação de "Risco Desconhecido". Ele lembrou que o Estado está fazendo a dever de casa e solicitou o empenho dos criadores no sentido de vacinar seus animais. A Campanha prossegue até o dia 30 de novembro e criadores têm até o dia 15 de dezembro para fazer a certificação da vacina.