Fechar [x]

Central de Assinantes
Efrém Ribeiro
08/07/2008 - 16h:45


PRODUÇÃO DE MAMONA PARA BIODIESEL TEM PERDA ACELERADA E FRACASSA NO SEMI-ÁRIDO


O supervisor estadual de Pesquisas Agropecuárias do IBGE, economista Pedro Andrade, disse, baseado no levantamento da safra agrícola, que a produção de mamona no Piauí está registrando uma perda acelerada.
A mamona é plantada no Piauí para a produção de biodiesel.
Ele afirmou que a safra da mamona, plantada principalmente em Canto do Buriti e na região de São Raimundo Nonato, neste ano foi de 793 toneladas, 67,66% menor do que a produção do ano anterior, que foi de 2.452 toneladas.
“A gente tem observado que a safra da mamona tem sido frustada por causa da grande insolação. É uma surpresa porque a mamóna é resistente às altas temperaturas. O problema pode ser omdo plantio da mamona em grandes áreas abertas”, afirmou Pedro Andrade.
Ele falou que a mamona tem um ciclo produtivo de dois a três anos e não é preciso neste período o sacrifício da planta. Mas no semi-árido do Piauí, os produtores estão fazendo replantio de mamona a cada ano.
“A mamona está sendo replantada todos os anos. A grande insolação está prejudicando a manutenção da safra”, falou Andrade.
Em relação ao plantio da cana-de-açúcar para a produção do etanol, o Piauí ainda precisa dar passos mais largos.
Neste ano, a safra da cana-de-açúcar no Piauí deve ficar em uma produção de 801.383 toneladas, contra as 779.482 toneladas que foram produzidas na safra do ano passado.
A produção da cana-de-açúcar teve um crescimento de 2,81%. “É um pequeno incremento”, falou Pedro Andrade.
A área plantada de cana-de-açúcar em 2008 foi de 928.988 hectares, um aumento 1,2% em relação à 2007, que foi de 919.568 hectares.
A área plantada da soja no Piauí na safra de 2008 foi de 253.566 hectares, um incremento de 16,85% já que na safra de 2007 foram plantados 217.006 hectares.
O IBGE detectou perda na área plantada de arroz. A área plantada de arroz este ano foi de 133.889 hectares, 11,12% menor em comparação com a área plantada em 2007, que ficou em 150.633 hectares.
As plantações de milho foram na safra deste ano foram 3,08% menores do que as da safra de 2007. Neste ano, foram plantados
283.109 hectares e em 2007, 292.118 hectares.
comentários
JOSE MONTE ARAGAO 16.07.2008 - 12:48h
O fracasso desse projeto do Biodiesel, por meio da Mamona era questão de tempo. Somente o governo do PT, do Sr. Lula é que tinha essa ânsia de querer resolver o problema sem perceber que irá mater os miseráveis de fome. Já está surtino o efeito esperado. Falta alimento. A mamona não enche barriga de ninguém, muito menos a cana-de-açúcar. Não sou apregoador da desgraça ou do apocalipse mais sou consciente de que plantar mamona, cana-de-açúcar e soja é um incentivo à falta de alimento.

Deixe seu comentário

  (não será divulgado)
500  caracteres restantes

Envie mas informações sobre essa matéria

  (não será divulgado)
500  caracteres restantes

Envie mas informações sobre essa matéria

arquivo
Coordenador:Ananias Ribeiro - ananiasribeiro@meionorte.com
Todos os direitos reservados. meionorte.com
meionorte.com: Anuncie | Cadastre-se | Trabalhe Conosco
Fale conosco: meionorte@meionorte.com | 86 2107.3032
Conheça o Jornalismo do Bem
Resoluçao indicada: 1024 x 768
Aprenda a ajustar sua resolução
Conheça nossa equipe