2 COMPANHIAS TÊM VÔOS PARA PARNAÍBA

02 de Janeiro 2007 as 17:25

DUAS COMPANHIAS NACIONAIS COMEÇAM

A OPERAR VÔOS PARA PARNAÍBA

Duas companhias começaram este ano a oferecer vôos para Parnaíba (343 km de Teresina), informaram ontem a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) e o governador Wellington Dias.

A Infraero informou que a Companhia Aérea Litorânea começará a operar vôo regular, ainda este ano, na rota São Luís, Barreirinha, Parnaíba, Sobral e Fortaleza.

"A cidade se prepara e é grande a expectativa dos moradores com relação ao movimento que o aeroporto propiciará à região", disse José Luiz de Carvalho, superintendente do Aeroporto Internacional de Parnaíba, José Luiz de Carvalho.

O governador Wellington Dias afirmou também começará a operar vôo para Parnaíba ainda este semestre a companhia aérea Terra Brasil.

Ele se reuniu ontem com empresários e jornalistas italianos que chegaram em Parnaíba no segundo vôo charter que faz a rota Milão (Itália)-Parnaíba-Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

Wellington Dias afirmou que o turismo no litoral do Piauí está se desenvolvendo com a exploração da roda Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba, Camocim e Jericoacoara, no Ceará, além das rotas intermediárias como as de Teresina, São Luiz (MA) e Fortaleza (CE).

"A grande vantagem do Piauí é porque está a poucas horas da Europa, da África, Ásia, de Miami, América do Norte, América Central", falou Dias.

Segundo ele, o turismo no Piauí ainda está na fase de organização e está sendo preparado o destino para Parnaíba com apoio do Governo Federal.

"Nós queremos parceria com os empresários trabalhando a divulgação do destino Europa junto com a Embratur (Empresa Brasileira de Turismo), além de outras rotas para gerar renda e empregos. Nós vamos oferecer o melhor, não apenas a beleza natural, mas condições favoráveis para os investidores na área de turismo", falou Dias.

Parnaíba já teve antes um Aeroporto Internacional quando os aviões Catalina cruzavam o Brasil e integrava a rota Buenos Aires-Guiana Francesa.

Agora a cidade litorânea volta a ser rota do turismo internacional por sua localização estratégica: do lado do Ceará estão Camocim e Jericoacoara; o Delta do Parnaíba, no Piauí, e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Por isso, Parnaíba é a porta de entrada para a região com três grandes pólos de atração turística do Brasil - Delta, Jericoacoara e Lençóis Maranhenses.

O Aeroporto Internacional Prefeito João Silva Filho está habilitado para operar aeronaves até Boeing - 767, com capacidade para 250 passageiro.

A pista de pouso e decolagem foi recuperada, o terminal de passageiros parcialmente reformado e o quadro de pessoal aumentado com profissionais das áreas de manutenção, operação e navegação aérea.

A Companhia Aérea Litorânea vai operar três vôos que ligarão Fortaleza a São Luis às segundas, quartas e sextas-feiras.