Evangelina Rosa: óbitos maternos reduzem 52% em dois anos

22 de Agosto 2012 as 14:14

Evangelina Rosa: óbitos maternos reduzem 52% em dois anos

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) apresentou quedas consecutivas no número de óbitos maternos, quando comparados os dois primeiros trimestres dos anos de 2010, 2011 e 2012. Um levantamento realizado pela instituição aponta que em 2010 foram registrados 19 óbitos. Em 2011, considerando o mesmo período, foram 15. Em 2012 o número caiu para nove. Uma redução em torno de 52% em dois anos.

O diretor da MDER, Francisco Martins, esclarece que a Evangelina Rosa é uma maternidade de alta complexidade, para onde os casos mais graves do Piauí e de outros estados são enviados. Por essa razão, a incidência de óbitos maternos ainda é grande, mas, destaca sua diminuição a cada ano.

Entre os fatores que contribuíram para esta redução, merecem destaque a diminuição da gravidade das pacientes internadas, devido às condutas adequadas que adotadas antes da transferência para a Maternidade Dona Evangelina Rosa, além de um melhor desempenho da equipe que assiste pacientes graves, principalmente, nos casos de UTI.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa é a segunda maior maternidade do Brasil em número de atendimento. A média é de 12.000 partos por ano.