37º Festival de Violeiros começa nesta sexta

O evento que acontece no Teatro de Arena, na Praça Marechal Deodoro, a partir das 19h, reunirá os mais renomados repentistas do Brasil.

Dentro da programação do mês do aniversário de Teresina, tem início nesta sexta-feira (20) e segue até domingo (22), o 37º Festival de Violeiros do Norte e Nordeste, uma parceria da Prefeitura de Teresina com a Casa do Cantador. O evento que acontece no Teatro de Arena, na Praça Marechal Deodoro, a partir das 19h, reunirá os mais renomados repentistas do Brasil.

Até o momento, já se inscreveram 80 violeiros e a expectativa é que até amanhã, último dia de inscrição, o Festival alcance o total de 120 inscritos. As inscrições estão sendo realizadas até às 17h30, na Casa do Cantador, localizada na rua Lúcia, 1419, bairro Vermelha, zona Sul.

Pedro Mendes, organizador do evento, afirma que o Festival de Violeiros é visto por pesquisadores internacionais como uma verdadeira universidade do repente, pois apresenta desde os iniciantes até os mais experientes violeiros.

?O Piauí é um verdadeira universidade do repente, por formar e reunir os maiores do país. O nosso evento é o maior festival de violeiros do mundo, tendo como participantes desde os pequenos violeiros, que estão iniciando e só têm o festival para mostrar seu trabalho, até os mais experientes na área?, enfatiza.

A mostra é realizada pela Casa do Cantador, que desde a primeira edição em 1971, conta com a parceria da Prefeitura de Teresina, tendo sido incorporada às comemorações ao aniversário da cidade, em 1985, pelo então prefeito Wall Ferraz.

Fonte: FCMC