5 coisas que podem acontecer em uma terapia

A terapia proporciona diversas mudanças nas pessoas

5 coisas que podem acontecer em uma terapia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você decidiu que precisa fazer terapia, fique atendo a essas informações úteis que vão te servir no dia em que você for ao terapeuta. Confira:

1. Não sabe o que falar exatamente? Então escreva

Tudo bem se você achar que vai se embananar na primeira consulta – tem gente que tem mais dificuldade para falar mesmo, ainda mais com um desconhecido, e isso não é problema. Se for o seu caso, faça uma colinha e escreva os tópicos que deseja abordar. Você pode até levar tudo anotadinho em um papel no dia da consulta – com certeza o profissional escolhido vai saber o que fazer.

2. É bem possível que alguns de seus demônios internos não possam ser resolvidos sem a ajuda de um profissional

A terapia proporciona diversas mudanças, mas muitas delas levam tempo para acontecer, o que é só mais uma prova de que fazer o trabalho sem ajuda é realmente difícil. Lembre-se sempre que uma das funções da terapia é criar novas perspectivas, o que é algo bem difícil de fazer sem qualquer tipo de intervenção.

3. Existem tipos diferentes de terapeutas e terapias

Ainda assim, muitos desses profissionais têm mais de um tipo de abordagem – psicanalistas tendem a falar menos do que terapeutas que trabalham com a vertente cognitivo-comportamental, por exemplo. Cada tipo de terapia é ideal para casos diferentes, e é preciso que você converse sobre isso com seu terapeuta, até encontrar um profissional cujo método de análise e de interação seja ideal para o seu caso.

5. Terapeutas mais modernos tendem a interagir

Não tenha medo: é muito difícil que atualmente você se trate com um terapeuta que fique parado como um poste. Hoje em dia esses profissionais estão interagindo cada vez mais com seus pacientes, e a consulta acaba parecendo mais um diálogo do que um monólogo, o que é muito positivo, até mesmo porque as reações da pessoa com a qual você está fazendo o tratamento demonstram que ela tem empatia pelo que você sente, e isso é sempre bom.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES