5 mitos sobre o câncer de mama

Qualquer pessoa em qualquer idade pode desenvolver um

5 mitos sobre o câncer de mama | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O câncer de mama é uma doença que está cada vez mais comum na sociedade. Por falta de informação, algumas coisas que as pessoas falam sobre essa doença não são reais. Listamos para você alguns mitos do câncer de mama. Confira:

1. O câncer de mama sempre aparece como um caroço

Existem duas formas principais de aparecimento do câncer de mama. A primeira delas é o nódulo ou caroço, como é popularmente conhecido. A outra forma mais comum é a microcalcificação. Neste caso, apenas a mamografia consegue fazer o diagnóstico precoce, quando ele tem, no mínimo, 1 milímetro. Em torno de 1,5 e 2 centímetros, essa calcificação já consegue ser identificada pelo exame clínico feito por um bom mastologista. Há casos menos comuns ainda em que ocorre uma secreção sanguinolenta pelo mamilo de forma espontânea ou descamação da auréola e do mamilo.

2. Todo caroço na mama é um câncer

Nem todo caroço na mama é um câncer. Na verdade, a maioria dos nódulos que surgem são benignos. Geralmente, eles são fibroadenomas ou proliferações das células da glândula mamária. Existem ainda os falsos nódulos ou cistos. Neste caso, o potencial de malignidade é nulo, já que o caroço não é nem mesmo sólido.

De qualquer maneira, qualquer paciente que identificar um caroço no seio deve procurar um mastologista, independente da idade. Mesmo um nódulo benigno pode exigir acompanhamento médico para que não cresça ou se torne maligno.

3. O antitranspirantes e desodorantes favorecem o aparecimento do câncer de mama

Não há qualquer relação entre o uso de antitranspirantes ou desodorantes e o câncer de mama. Nenhum estudo comprovou que o uso, seja de produtos roll on, spray ou aerosol, favoreça o desenvolvimento da doença.

4. Apenas mulheres com histórico de câncer de mama na família podem ter a doença

Qualquer pessoa em qualquer idade pode desenvolver um câncer de mama, independente do sexo, da cor ou do histórico familiar. Entretanto, que alguns pacientes apresentam um risco maior de ter a doença do que outras. Elas se enquadram nos chamados 'grupos de risco'.

O primeiro grupo de risco é o daqueles que têm dois ou mais parentes que tiveram câncer de mama ou de ovário antes da menopausa, no caso das mulheres. O segundo se refere aos grupos que apresentaram mutações genéticas diretamente ligados ao câncer de mama. O terceiro grupo inclui pacientes que receberam tratamento contra o câncer com radioterapia no tórax antes dos 25 anos.

5. A biópsia do câncer de mama pode causar uma metástase

A metástase pode acontecer quando o câncer apresenta células capazes de se deslocar e implantar em outras partes do corpo, o que independe da realização ou não de uma biópsia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES