6 coisas que se dava para fazer com o corpo humano

O pó de múmia talvez seja o item mais estranho dessa lista

6 coisas que se dava para fazer com o corpo humano | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parece brincadeira, mas algumas coisas feitas com parte humanas foram usadas como produtos antigamente. Para saber quais foram, confira a nossa lista:

1. Pó de múmia

O pó de múmia talvez seja o item mais estranho da nossa lista, porque, né... é claro que um cadáver mumificado e com milhares de anos esmigalhado certamente tem propriedades medicinais extraordinárias! Pois a ideia de usar essa substância como remédio teria partido dos egípcios ainda na Antiguidade — e se tornado moda entre os europeus entre os séculos 12 e 18.

Mas não pense que apenas as múmias egípcias eram transformadas em pó para serem usadas como medicamento. Qualquer corpo mumificado podia ser empregado no processo, e os boticários que preparavam os remédios muitas vezes nem sabiam qual era a real procedência do defunto.

2. Gordura

Por mais desagradável que possa parecer, durante séculos, especialmente entre os séculos 16 e 17, a gordura humana foi utilizada no tratamento de uma variedade de problemas, como afecções de pele, feridas, dor de dente, gota, entre outros. Normalmente, a indicação era que as áreas afetadas fossem massageadas com “banha” ou enfaixadas com bandagens embebidas nessa substância para aliviar o desconforto.

Curiosamente, o tratamento não foi esquecido pelo tempo, pois, no início do século 20, uma substância chamada “Humanol” — feita à base da gordura presente nas placentas humanas (olha elas aqui de novo) — foi lançada na Alemanha e usada cirurgicamente para esterilizar e promover a cicatrização de ferimentos.

3. Leite materno

Além da placenta, outro “produto” proveniente de mulheres que deram à luz recentemente e que vem ganhando popularidade é o leite materno — consumido por alguns homens como alternativa a suplementos como o Whey e até esteroides.

Só que o uso do leite materno com fins pseudomedicinais não é um fenômeno recente, não! Durante a Idade Média, ele era indicado para tratar infecções oculares e de ouvido, bem como para aliviar problemas como úlceras, resfriados, icterícia e até insanidade. Geralmente, ele era misturado com ervas, mel ou vinho e aplicado em gotas na região problemática. Em outras palavras, a substância era um santo remédio para praticamente tudo!

4. Placenta

Não pense que esse papo de comer placentas é uma ideia — um tanto quanto bizarra, diga-se de passagem — que surgiu nos últimos anos. O nome formal do consumo dessa estrutura é placentofagia, e os primeiros registros de pessoas ingerindo placentas humanas datam da década de 70, nos EUA.

5. Flatulências

Você já deve ter ouvido que, durante a Idade Média, a peste negra dizimou dois terços da população europeia em apenas alguns anos. O problema é que, na época, as pessoas não sabiam que essa terrível e assustadora doença era provocada pela bactéria Yersinia pestis e transmitida aos humanos através das pulgas dos roedores. Os médicos da época pensavam que a peste era disseminada por meio de vapores mortais.

Assim, para combater o tal vapor letal, algumas pessoas concluíram que outro gás — nada agradável — poderia ser empregado. Então, elas começaram a recomendar que os puns fossem engarrafados, que a população passasse a manter animais flatulentos, como cabras, por exemplo, em suas casas, e que os aromas pestilentos fossem liberados e inalados cada vez que a peste se aproximasse.

6. Sangue de gladiadores

Bem, com todo o banho de sangue que os antigos romanos promoviam para divertir a população de Roma, não é de se estranhar que eles tenham encontrado alguma utilidade para o que era derramado pelos gladiadores que não sobreviviam às lutas!

Existem diversos registros históricos datados entre os séculos 1 e 6 que apontam que era comum que o sangue e o fígado dos gladiadores fossem coletados e consumidos — geralmente como indicação para o tratamento da epilepsia. Também existem rumores de que o sangue era muito apreciado pelas mulheres romanas, que o misturavam a loções e outros cosméticos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES