SEÇÕES

6 maneiras de se proteger das micoses

O suor excessivo favorece a recidiva de alguns tipos de fungos

Confira 6 maneiras de se proteger das micoses | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você quer se proteger das micoses, selecionamos algumas coisas que podem te ajudar nesse assunto. Confira:

1. Enxugue-se bem

O fungo precisa de três coisas para proliferar: calor, pele e umidade. Os especialistas recomendam, portanto, enxugar-se bem após o banho. Dê atenção especial aos dedos dos pés e as dobrinhas do corpo, como a virilha.

2. Evite roupas apertadas e sintéticas

O tecido sintético esquenta e não absorve o suor do corpo, criando um ambiente quente e úmido, favorável à proliferação de fungos. Já roupas apertadas podem machucar as dobras do corpo e o desgaste da pele serve de alimento aos fungos, contribuindo com a sua multiplicação.

3. Controle o suor

O suor excessivo favorece a recidiva de alguns tipos de fungos e deve ser controlado. Assim, use roupas de algodão, que absorvem o suor, aposte em antitranspirantes e tome quantos banhos achar necessários diariamente. Mas evite banhos muito quentes que podem ressecar a pele. Se, mesmo assim, o suor atrapalhar, procure um dermatologista para entender a causa do problema.

4. Evite andar descalço em lugares públicos

A umidade dos pés favorece o desenvolvimento de algumas micoses e alguns fungos são transmitidos de uma pessoa para a outra. Por isso, evite andar descalço em lugares públicos, recomenda a dermatologista Vitória. Lembre-se, entretanto, de permitir que seus pés respirem e use chinelos ou sandálias que não sejam de plástico, pois este material favorece a transpiração.

5. Não compartilhe peças de vestuário

Como alguns tipos de fungos podem ser transmitidos, recomenda-se evitar o compartilhamento de qualquer vestuário. Adquira seu próprio chinelo, roupão e até chapéu.

6. Evite ficar de roupas molhadas

Ao sair do mar ou piscina, procure secar ou trocar a roupa de banho. Como ela demora para secar, cria um ambiente aquecido e úmido em contato com nossa pele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos