7 maneiras de ficar acordado sem precisar beber café

Algumas pessoas precisam tomar café para se manter acordadas

7 maneiras de ficar acordado sem precisar beber café | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Algumas pessoas precisam tomar café para se manter acordadas. Mas você sabia que existem outras formas de conseguir essa façanha sem precisar tomar café? Pois é, selecionamos uma dessas coisas para você. Confira:

1. Mastigue chiclete

Vários estudos indicaram que manter a boca ocupada ajuda a manter a mente atenta. Mastigar chiclete pode ser a solução para quem quer se manter acordado durante o dia, porque aumenta a circulação e ativa várias regiões do cérebro. Além disso, pode ajudar as pessoas a se concentrarem em provas, reduzir a ansiedade e aumentar a compreensão na leitura.

2. Evite as telas

Já passamos muitas horas do dia olhando para telas — de celulares, tablets e computadores. Esse tipo de comportamento pode causar problemas como irritação, visão dupla e outros problemas como dor de cabeça.

A melhor alternativa é diminuir a quantidade de tempo que se passa na frente delas, arrumar a postura, piscar constantemente e olhar por 20 minutos para outros objetos que estejam distantes.

3. Escute música

Ouvir sua playlist favorita, além de ser bem divertido, pode ser um ótimo método para se manter acordado. Um estudo de 2011 descobriu que, quando as pessoas escutavam por apenas 15 minutos músicas que provocavam um “arrepio”, grande quantidade de dopamina era produzida – uma substância do cérebro que está ligada a desejo.

No entanto, algumas playlists podem ser melhores do que outras. Outra pesquisa descobriu que, quanto mais variedade, mais estimulantes. Uma alternativa ainda melhor: cantar junto. Um estudo da Universidade de Oxford notou que as pessoas que cantavam se sentiam menos cansadas e com mais energia.

4. Movimente-se

Movimentar-se, seja dançando ou fazendo uma caminhada, é bem importante para a saúde, bem-estar e para produzir endorfina – substância que diminui o estresse e a fadiga, aumentando o sentimento de euforia.

5. Respire fundo

Essa técnica é bem comum na meditação por um motivo: diminui o estresse e a ansiedade, fortalecendo o sistema imunológico. Uma respiração profunda e calma leva mais oxigênio para o cérebro e, consequentemente, ajuda a nos manter atentos.

6. Água

Se manter hidratado é fundamental para evitar fadiga, confusão e até palpitações no coração. Isso porque a água é fundamental para levar oxigênio para o sangue e para o cérebro. Um estudo da Universidade Tufts descobriu que uma pequena falta de água – 1% a 2% – já pode causar fadiga e cansaço.

7. Soneca

Em 2008, para descobrir qual era a alternativa mais indicada para evitar aquele sono que bate à tarde, pesquisadores britânicos compararam o poder de uma noite bem dormida, de um café e de uma soneca. A terceira foi a mais efetiva. Outros estudos descobriram que dormir melhora a memória, o aprendizado e o pensamento criativo, até uma soneca de seis minutos já ajuda a reter informações. O truque está exatamente na duração do sono – o indicado é de 5 a 15 minutos, mais do que isso pode te deixar lento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES