SEÇÕES

8 coisas que aconteceram na Segunda Guerra Mundial

Os soviéticos treinaram cerca de 2 mil mulheres para atuarem

8 coisas que aconteceram na Segunda Guerra Mundial | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Segunda Guerra Mundial causou grandes problemas para a humanidade. Além de terríveis sequelas para os países que participaram dessa carnificina.

Para saber mais coisas sobre esses fatos histórico, fizemos uma seleção especial para você:

1. Já em Dachau, outro campo de concentração construído na Alemanha, apesar de não ter sido particularmente mortal — quando comparado aos anteriores —, era o local para onde os prisioneiros de guerra, especialmente os soviéticos, eram enviados. Os oficiais nazistas usavam esses soldados como alvo para prática tiro. Cerca de 4 mil militares soviéticos morreram em Dachau.

2. Os soviéticos treinaram cerca de 2 mil mulheres para atuarem como franco-atiradoras durante a guerra — e algumas delas chegaram a ficar entre os militares mais mortais do Exército Vermelho. As mais famosas dessas atiradoras certamente foram Roza Shanina e Lyudmila Pavlichenko, com 59 e 309 (!) mortes confirmadas, respectivamente.

3. Além de marcar o início da invasão das tropas aliadas na Europa, o “Dia D” — que ocorreu no dia 6 de junho de 1944 — até hoje é considerado a maior operação naval, aérea e terrestre da História. Durante esse evento, mais de 20 mil paraquedistas aterrissaram na França ocupada pelos nazistas, e cerca de 104 mil militares desembarcaram nas praias da Normandia.

4. Paris foi liberada no dia 25 de agosto de 1944, quando as tropas aliadas livraram a cidade da ocupação nazista. Contudo, os militares não teriam conseguido sucesso se não fosse pela ação da resistência francesa — que já havia expulsado a maioria dos soldados alemães quando os oficiais chegaram.

5. Contudo, algo triste aconteceu após a Liberação de Paris. No dia seguinte à rendição dos nazistas, enquanto as tropas aliadas desfilavam pela Champs-Élysées, mulheres suspeitas de se relacionarem com soldados alemães durante a ocupação foram arrastadas às ruas e tiveram suas cabeças raspadas em público.

7. Embora a Alemanha tenha assinado a sua rendição oficialmente no dia 8 de maio de 1945, os comandantes nazistas já estavam negociando com os Aliados havia semanas sem que Hitler soubesse de nada. Um dos documentos — que acordava a retirada das tropas nazistas da Itália — inclusive foi firmado na véspera do suicídio de Hitler, e o militar alemão que intermediou a coisa toda negou sua participação no pacto até a morte do Führer ser confirmada.

8. A Segunda Guerra Mundial só terminou oficialmente no dia 2 de setembro de 1945, quando os japoneses se renderam a bordo do navio USS Missouri. Aliás, de acordo com os historiadores, o motivo da rendição não foram as bombas de Hiroshima e Nagasaki, mas sim o iminente risco de o Japão ser invadido pelas tropas soviéticas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos