SEÇÕES

9 animais mais antigos do mundo

Alguns animais estão na Terra desde o começo dos tempos

9 animais mais antigos do mundo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alguns animais estão na Terra desde o começo dos tempos. Para saber quais são esses seres, confira a nossa lista:

1. Ornitorrinco

O fóssil mais antigo de um ornitorrinco remonta há 100 mil anos, entretanto, ele descende de uma linhagem de animais que habitou o supercontinente Gondwana cerca de 170 milhões de anos atrás. Não é à toa que sua aparência chama atenção até hoje: ele é um mamífero que bota ovos, possui cauda de castor e tem um bico de pato.

2. Pelicano

Se você sempre pensou no pelicano como algo surpreendente, por conta de seu bico, você está certo. A linhagem dos pelicanos surgiu 30 milhões de anos trás, com características bem parecidas com a de seus “tataranetos” de hoje em dia. O bico, em especial, é morfologicamente idêntico!

3. Esponja

As estimativas em torno do surgimento das esponjas variam muito. Recentemente, um fóssil de 760 milhões de anos foi encontrado, dando uma nova “data de nascimento” para esta espécie, que seria uma das mais antigas ainda a existir na Terra.

4. Crocodilianos

Os primeiros animais da ordem crocodilia, representados atualmente pelos crocodilos, jacarés e gaviais, entre outros, habitaram o planeta Terra há 250 milhões de anos. Seus descendentes diretos mantêm muitas características dessa época, inclusive uma aparência que remete aos dinossauros.

5. Baleia-pigmeu-verdadeira

Até 2012, os cientistas acreditavam que esta baleia estivesse extinta. Porém, este animal raríssimo ainda está circulando pelos nossos mares, mas pouco se sabe sobre seus hábitos sociais ou a quantidade de espécimes. A baleia-pigmeu-verdadeira é a menor baleia que possui barbatanas, sendo descendente de uma família que habitou a Terra há 28 milhões de anos.

6. Rã-pintada-da-palestina

Assim como a baleia-pigmeu-verdadeira, acreditava-se que esta espécie de rã estaria extinta já nos anos 1960. Em 2011, entretanto, ela foi redescoberta, colocando-a no ranking dos animais mais antigos do planeta. Estudos de filogenética indicam que seu ancestral direto viveu há 32 milhões de anos!

7. Solenodonte

Os solenodontes são mamíferos venenosos, de hábitos noturnos e que constroem verdadeiras galerias subterrâneas. Ele é chamado de fóssil vivo por ser uma espécie com poucas alterações nos últimos 76 milhões de anos! Atualmente, seu habitat natural são os países da região caribenha.

8. Peixe-agulha-crocodilo

Estes são um dos maiores peixes de água doce da América do Norte e mantêm características de seus ancestrais mais antigos, que viveram na Terra há 100 milhões de anos. Eles são capazes de respirar tanto no ar quanto na água e possuem a válvula espiral no intestino, que melhora a absorção dos alimentos.

9. Água-viva

As águas-vivas são encontradas em todos os oceanos, desde a superfície até o fundo do mar. Seus ancestrais mais antigos datam de 700 milhões de anos atrás, tornando esta espécie de animal uma das mais velhas do planeta. Ainda assim, algumas variações de águas-vivas correm o risco de extinção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos