SEÇÕES

A origem de 7 sobrenomes brasileiros

Araújo, Alves, Almeira, Costa, Pereira são alguns desses sobrenomes

A origem de 7 sobrenomes brasileiros | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já deve se ter perguntado qual é a origem do seu sobrenome. Por exemplo, o “Silva”, um dos sobrenomes mais populares no país, surgiu na época o Império Romano e só chegou por aqui com os colonizadores.

Para saber mais sobre a origem dos sobrenomes brasileiros, confira a nossa lista:

1. Araújo

Os Araújos vêm, originalmente, da fronteira entre Espanha e Portugal, mais exatamente da região da Galícia. A primeira pessoa a adotar o sobrenome, muito provavelmente, foi Rodrigues Anes de Araújo, senhor do Castelo de Araújo, por volta do século 13.

2. Alves

É de origem portuguesa, este sobrenome tem um significado interessante e nada óbvio. Isso porque “Alves” se trata de uma abreviação de Álvares, que significa “filho de Álvaro”. Há historiadores que também apontam o nome como advindo de “alvar”, um tipo de carvalho. Logo, Álvares, e consequentemente Alves, podem fazer referência a um lugar cheio de carvalhos.

3. Almeida

Como sobrenome, a origem é de Portugal, mas a origem da palavra é árabe e vem do substantivo “ma¿ida” (“mesa”). Logo, acredita-se que o nome, adotado em Portugal, tenha sentido geográfico e faça referência ao chão plano.

4. Costa

Especialistas apostam em uma origem geográfica para este nome, indicando pessoas que nasciam em locais próximos ao mar, ou seja, à costa.

5. Pereira

Quem primeiro ostentou este sobrenome foi Dom Gonçalo Pereira, no século 13, um rico poderoso e dono da Quinta Pereira. Localizada ao norte de Portugal, a propriedade era destaque na plantação de peras.

6. Souza ou Sousa

Vindo de Portugal, o nome quer dizer “seixos” ou “rochas”. Conforme historiadores, o nome veio de ancestrais visigodos, um dos povos bárbaros mais temidos do norte da Europa. O sobrenome se ilustre no Brasil com Tomé de Souza, o primeiro governador-geral do país.

7. Oliveira

E, como já vimos antes, o nome é derivado de uma árvore, a oliveira, que produz azeitonas. Os registros mais antigos com relação ao nome remetem ao lusitano Pedro de Oliveira, que viveu há mais de 700 anos. Aliás, o brasão da família conta com uma oliveira pintada de verde em destaque.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos