Abertas inscrições para curso de introdução à dança

As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados em aprofundar-se no conhecimento da dança como linguagem e fenômeno estético.

O Banco do Nordeste e a Fundação Joaquim Nabuco abrem inscrições gratuitas para o curso Cultura Contemporânea: uma introdução ? Módulo Dança, com o Professora Mariana de Rosa Trotta, da Universidade Federal Fluminense.

O módulo, a ser realizado de 10 a 13 de agosto de 2010, integra as ações do Programa Estudos da Cultura e tem como objetivo atender a demanda por formação em arte e cultura contemporâneas, promovendo um curso de caráter introdutório e formativo e, apresentando questões pertinentes ao campo da cultura nas suas diversas linguagens.

Composto por cinco módulos: cinema, música, literatura, dança e artes plásticas; a intenção é atingir um público amplo e heterogêneo, ávido por conhecer a cultura contemporânea e entender as suas relações com a história, a economia, a política e outros universos temáticos. Os módulos serão ministrados por profissionais de reconhecida atuação e contribuição nas áreas abrangidas pelo curso, usando uma linguagem clara e acessível.

As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados em aprofundar-se no conhecimento da dança como linguagem e fenômeno estético.

O Módulo Dança

O curso tem como principal objetivo uma abordagem da dança via semiótica. Inicialmente, será discutido o que é dança, seu papel na sociedade atual e o conceito de dança popular. Depois, será feita uma introdução aos princípios de análise do gestual da dança, os efeitos estéticos introduzidos por ela, para então mostrar como a dança transforma-se em espetáculo, a partir da análise de coreografias.

Programa do Módulo

A dança popular e seu papel na sociedade atual. A semiótica da dança. Os efeitos estéticos da dança. A dança no palco.

Professora Mariana de Rosa Trotta

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Semiótica pela Universidade de São Paulo. Atualmente, ministra aulas ?Fundamentos da dança, Perspectivas Filosóficas do Corpo, Balé e Contemporaneidade e, Contatos e Apoios? como professora adjunta do Departamento de Arte Corporal da UFRJ. Tem experiência na área da Linguística, com ênfase na Semiótica da Dança. Iniciou seus estudos de dança no Ballet Stagium e foi do Ballet Nacional de Cuba.

Fonte: Assessoria