Adolescência feliz aumenta bem-estar na vida adulta

Os jovens felizes se mostraram 60% menos prováveis a desenvolver transtornos mentais



Se você teve uma adolescência feliz, fique ainda mais contente com essa notícia. Suas chances de níveis elevados de bem-estar na vida adulta são grandes. A conclusão é de um estudo da Universidade de Cambridge e da Unidade do Conselho de Pesquisa Médica de Saúde Vitalícia e Envelhecimento, ambas do Reino Unido.

Os cientistas tiveram acessos a dados de 2.776 pessoas e contaram com a avaliação dos professores dos participantes sobre seus comportamentos quando tinham entre 13 e 15 anos. Em seguida, relacionaram as informações ao estilo de vida deles décadas depois. Entre os benefícios encontrados no grupo que curtiu a adolescência, estavam maior satisfação no trabalho, contato frequente com família e amigos, participação mais regular em atividades sociais e de lazer.

Os jovens felizes se mostraram 60% menos prováveis a desenvolver transtornos mentais quando comparados aos que não aproveitaram positivamente essa fase da vida. E ainda tinham mais chances de se divorciarem, possivelmente porque têm maior autoestima e autoeficácia, sendo mais capazes de abandonar um casamento infeliz, segundo o site Science Daily.

Fonte: Terra