7 previsões de Star Trek que se concretizaram

Monitores dentro da USS Entreprise eram telas planas e grandes

7 previsões de Star Trek que se concretizaram | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesse ano, a série de TV "Star Trek - Jornada nas Estrelas" completou 50 anos. Na série, a tripulação da USS Entreprise se depara com situações que imaginam como seriam e como viveriam os humanos do futuro, em busca de novos mundos e tecnologias.

O que torna essa série interessante é o fato de que algumas tecnologias apresentadas no programa, fazem parte hoje do nosso cotidiano.

Pensando nisso listamos algumas dessas tecnologias. Confira:

1. O computador pessoal

Roddenberry criou um mundo no qual os computadores eram fundamentais para muitas atividades da vida cotidiana e estavam nas salas de reuniões e onde mais uma pessoa pudesse precisar. A série mostrava os PCs de escritório e de uso pessoal, bem maiores do que os que conhecemos hoje. Mas já antecipando um futuro ainda distante.

2. Tomografia e ressonância

O Dr. McCoy, tinha um pequeno dispositivo que era capaz de realizar um diagnóstico sem precisar fazer cirurgias no corpo de uma pessoa. O aparelho portátil foi uma espécie de previsão da criação da tomografia computadorizada, da ressonância magnética e de outros tipos de aparelhos de diagnóstico por imagens.

3. As memórias USB

Na nave de Star Trek os tripulantes usavam pequenos discos quadrados e planos de 7 centímetros. Eles eram inseridos no computador central e serviam exatamente para guardar dados.

4. Telas planas gigantes

Os monitores dentro da USS Entreprise eram telas planas e grandes. Este conceito foi revolucionário em uma época em que as telas dos aparelhos de televisão das casas tinham um tamanho reduzido e eram curvas.

5. O GPS

O GPS usa sistemas de localização bem semelhantes aos usados pela máquina futurista idealizada por Roddenberry na década de 1960.

6. O tablet

O capitão Kirk, Spock e outros personagens apareceram em alguns episódios usando um aparelho muito parecido com o que hoje conhecemos como tablete. Os tripulantes da USS Enterprise usavam um lápis de plástico, semelhante à caneta que se usa em alguns modelos de tablets. E, claro, o tablet de Star Trek também tinha tela sensível.

7. O telefone celular

O inventor do aparelho, Martin Cooper, reconheceu abertamente que teve a ideia assistindo a um dos capítulos da série. O episódio mostrava o capitão Kirk se comunicando com o resto da tripulação através de um intercomunicador, um aparelho que podia ser aberto e que permitia que ele falasse com o interlocutor apenas chamando-o pelo nome.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES