As plantas podem enxergar?

Várias pesquisas foram feitas para desvendar essa teoria

As plantas podem enxergar? | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parece maluquice, mas você sabia que as plantas são capazes de ver? Pois é, mas elas não formam uma imagem como estão acostumados. As plantas são capazes de distinguir comprimentos de onda como o UV — ou infravermelho — que são invisíveis a nós, humanos, e a outros animais também.

Várias pesquisas foram feitas para desvendar essa teoria. Um deles foi feito por Charles Darwin. Ele deixou uma planta de alpiste em um quarto escuro com apenas uma vela acesa — observando que o alpiste crescia se dobrando em direção à fonte de luz. De alguma forma, Darwin acreditava que o “olho” das plantas estaria na ponta das mesmas, ou seja, no caso do alpiste, era o seu cume que enxergava a luz.

As plantas apresentam seus próprios fotorreceptores que percebem a luz e repassam a informação ao vegetal. Só que de um jeito um pouquinho diferente.Se compararmos a visão das plantas com a nossa, as diferenças são evidentes. Nós enxergamos a luz que está na faixa de 400 a 700 nanômetros, enquanto os vegetais “veem” na faixa de 300 a 750 nanômetros. Além disso, os humanos contam com cinco fotorreceptores diferentes, enquanto as plantas têm pelo menos 13.

Esse papo todo de as plantas serem capazes de “ver” pode parecer confuso e até um pouco ilógico, mas, se pensarmos no conceito de visão como o ato de detectar a luz e reagir a ela de alguma forma, as plantas certamente enxergam.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES