Atenção mulheres! 7 dúvidas sobre sexo durante a menstruação

Tem risco de engravidar? Pode passar alguma DST?

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sexo durante a menstruação é um assunto que costuma trazer polêmica. Algumas pessoas não se sentem à vontade com a situação, outras acreditam que transar no chuveiro pode ser uma boa alternativa. Independentemente da escolha, a melhor opção - seja ela transar ou não -, é a que deixe a mulher à vontade e segura.

No entanto, existem alguns cuidados de saúde que precisam ser levados em conta pelo casal durante o período. Conversamos com especialistas e eles responderam as principais perguntas sobre o assunto:

1. Sexo durante a menstruação é anti-higiênico?

É muito comum as pessoas ficarem com receio de transar durante a menstrual por acharem a situação anti-higiênica. Mas não precisa ser assim. Isso porque a rigor o sangue da menstruação é como qualquer outro fluído do corpo, como a secreção vaginal, por exemplo. De acordo com médico especializado em ginecologia e sexólogo Amaury Mendes Jr. quando pensamos na parte orgânica, não há nenhum problema em fazer sexo menstruada, nem causa efeitos colaterais.

Ok, do ponto de vista de saúde fazer sexo durante a menstruação não é algo anti-higiênico. Mas pode rolar um constrangimento por causa do fluido. Uma boa ideia nessas horas é fazer sexo na hora do banho ou escolher fases da menstruação em que o fluxo é menos intenso. Os primeiros e os últimos dias são os melhores.

No entanto, é importante ressaltar que durante a menstruação é imprescindível o uso da camisinha. Isso acontece porque é muito mais fácil a mulher pegar alguma infecção ou mesmo contrair alguma DST. "Durante a menstruação, o sangue contido no endométrio é liberado. Sendo assim, a possibilidade de se infectar com alguma doença da outra pessoa é maior",

2. Fazer sexo durante a menstruação transmite alguma DST?

Além de a pessoa ter mais chances de contrair infecções e doenças, a possibilidade de transmitir DSTs também aumenta durante a menstruação. O que acontece é que o sangue também é uma via de contágio muito comum de doenças. E isso é mais um elemento que pode contaminar o parceiro ou parceira. "É claro que o sexo fora da menstruação também traz esse risco, já que a secreção vaginal transmite DSTs. Mas o sangue se torna mais um elemento de risco", considera a psiquiatra e sexóloga Carmita Abdo, professora da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do programa de estudos em sexualidade da USP (PROSEX).

Por isso mesmo, é fundamental o uso de camisinha também durante a menstruação, pois ela é capaz de oferecer proteção contra qualquer eventual problema

3. Corre o risco de engravidar?

Não, o sexo durante a menstruação não traz risco de gravidez. O motivo é que durante o período menstrual o interior do útero descama. Com isso, o embrião não encontra condições para se implantar na parede do útero, algo necessário para que ele se desenvolva. Além do que, para ocorrer a fertilização é necessário a ovulação, que ocorre normalmente 14 dias após o início da menstruação, explica o ginecologista Joji Ueno, da clínica Gera.

No caso de mulheres que usam pílula, a proteção só estará garantida se ela tomar direitinho. No entanto, Carmita afirma que caso o uso da pílula não seja seguido sistematicamente, a barreira hormonal pode ficar comprometida e a mulher pode vir a engravidar em qualquer momento do ciclo

De qualquer forma, isso não é uma desculpa para deixar de usar camisinha. Afinal, não esqueça que é comum ficar muito mais sensível a infecções e até mesmo a transmissão de DSTs durante a menstruação.

4. O sexo durante a menstruação pode influenciar no fluxo ou duração do período?

Um medo muito comum das mulheres é ter o período menstrual alongado pelo sexo durante a menstruação. Mas o que pode acontecer é justamente o contrário "Se as contrações uterinas durante a excitação e orgasmo forem intensas, pode acontecer de o tempo de sangramento ser reduzido em um dia, por exemplo", explica Carmita. No entanto, raramente a menstruação será mais longa, o que pode acontecer é que ela tem a impressão de estar descendo mais, devido ao fluxo de sangue causado por esse processo.

Além disso, o sexo alguns dias antes da menstruação pode fazer com desça mais cedo. "Durante o sexo ocorre uma vasodilatação da região, que pode facilitar a saída do sangue", lembra Mendes Jr. Além disso, estímulos fortes podem trazer mudanças hormonais que podem adiantar a menstruação.

5. Existem mulheres que ficam mais interessadas por sexo durante o período menstrual?

Pode acontecer tanto de a mulher ficar com mais libido nessa fase do período menstrual, como o contrário. Depende de seu estado de espírito. "O normal é que a mulher sinta mais interesse por sexo no meio do ciclo, quando ela está ovulando. Mas como o prazer da mulher depende também de seu estado psicológico, algumas mulheres podem se sentir mais relaxadas nessa época, por não terem risco de engravidar, o que aumenta sua libido", considera Mendes Jr.

No entanto, outras mulheres sentem tantos incômodos nessa fase, como as cólicas, dores e até mesmo um fluxo mais intenso, que não querem saber de sexo nessa fase. Isso também pode variar mês a mês, não se sinta mal se isso acontecer com você de vez em quando.

Algumas mulheres podem sentir os seios mais sensíveis nessa fase, o que inclusive pode incrementar as preliminares nessa fase do mês. Isso ocorre porque após a ovulação (na metade do ciclo) o corpo produz progesterona, e que fica em alta até o final e começa a cair quando a gravidez não acontece. "Esse hormônio age nos seios, deixando-os mais inchados e sensíveis", considera Carmita. Mas nesta situação, tudo varia de mulher para mulher, algumas podem ficar tão sensíveis que os seios ficam doloridos, um fator a mais para reduzir a libido.

6. Existem formas de reduzir o fluxo e evitar sujeira?

Infelizmente não existe nenhum método para reduzir o fluxo menstrual, a não ser emendar o anticoncepcional e não menstruar naquele mês. Além disso, normalmente o ato sexual acaba aumentando o fluxo naquele momento, devido a dilatação dos vasos sanguíneos da região e as contrações uterinas.

Não existem posições que reduzam isso também. O ideal é aproveitar os dias em que o fluxo é naturalmente menos intenso. "Isso normalmente acontece no começo e no final da menstruação", indica Mendes Jr.

7. Dá para fazer sexo oral durante a menstruação?

O sexo oral é um ponto delicado na época da menstruação, afinal o sangue torna a situação nada confortável. "Uma ideia é limpar bem o sangue da região e usar um absorvente interno para conter o fluxo de sangue", considera Amaury Mendes Jr. Lembrando que ele não deve ser usado se houver penetração!

Além disso, é preciso tomar cuidado redobrado com as DSTs. "A possibilidade de ingestão desse sangue é maior no sexo oral, e se ele estiver contaminado a chance da pessoa pegar a doença é altíssima", lembra Carmita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES