Cirurgia para aumentar o pênis: precisa mesmo?

Cirurgia para aumentar o pênis: precisa mesmo?

Cirurgia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sexóloga esclarece sobre a cirurgia de aumento peniano e a necessidade de fazer o procedimento

"Meu marido tem 35 anos e está decidido a fazer cirurgia para aumentar o pênis. Em momento algum manifestei insatisfação quanto a tamanho ou forma. Ele se sente insatisfeito, mas eu acho desnecessário, pois o pênis dele tem 18 cm de comprimento. Como abordar o assunto para que ele desista?"

O tamanho do pênis e sua atratividade é uma discussão que vem de longa data e em diferentes culturas. A crença de que machos com pênis grande atrai uma quantidade maior de fêmeas, por ser um melhor reprodutor, ter mais resistência e força, surgiu em culturas primitivas.

Fantasias e mitos sexuais sobre o pênis grande foram construídos a partir dessa crença e ainda hoje, isso é um ideal a ser conquistado por muitos homens. A fantasia mais comum é de que um pênis grande proporciona maior prazer à mulher.

Mas, um estudo realizado na Universidade Nacional da Austrália, conduzido por Brian Mautz, concluiu que se um homem não for atraente para a mulher, não adianta ter um grande pênis. O tamanho importa desde que ele apresente outras características atrativas.

Na prática sexual, dependendo do tamanho do pênis, o mito do prazer feminino nem sempre se acomoda tão bem à realidade. O coito pode se tornar desconfortável, por uma condição anatômica feminina, já que a maioria das vaginas apresenta uma profundidade que pode chegar a 16 cm em estado de excitação. Além disso, a área de maior sensibilidade é o primeiro terço da entrada da vagina, onde ela pode sentir maior prazer.

Com o tempo, a insatisfação de muitos homens com o tamanho do seu pênis abriu um mercado que é explorado por muitos segmentos. Muitos produtos são oferecidos, mas nem todos são eficazes e seguros. Existe uma grande variedade: bombas penianas, esticadores, exercícios, pílulas, lipoaspiração e cirurgias. Alguns urologistas afirmam que o mercado vende ilusão.

A literatura mostra que a bioplastia peniana, cirurgia para aumentar a largura peniana e a cirurgia do ligamento suspensor, para aumentar o comprimento (de 1 cm a 2 cm, de acordo com cada pessoa), nem sempre é efetiva e há grande risco de complicações graves.

A cirurgia de aumento peniano é indicada para pacientes que necessitam melhorar a capacidade funcional do membro, como é o caso do micropênis, entre outros problemas. Nos casos de homens com pênis de tamanho normal, com a finalidade cosmética, o procedimento é encarado como experimental e, portanto, deve ser indicado para casos selecionados, segundo normas estabelecidas pela resolução 1478/97 do Conselho Federal de Medicina.

Cara leitora, como pode ver essa questão não é simples. Além disso, seu parceiro está dentro de um universo masculino privilegiado: somente 3% dos homens tem pênis medindo entre 18 e 23 cm. Penso que um cirurgião sério não faria o procedimento, a não ser que existam outras implicações.

Vocês precisam conversar abertamente sobre tudo a respeito do assunto, do procedimento e do profissional a ser escolhido, caso optem pela cirurgia. É uma decisão que afetará a vida sexual do casal, positiva ou negativamente. Que tal usar este artigo para iniciar uma conversa?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES